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9 de novembro de 2016 - ed. 515

Aprimore-se
 

Nesta terça (8) a equipe do Programa Aprimore começou as visitas de divulgação para o III Ciclo de Diagnóstico por Competência dos Gestores e o II Ciclo dos Servidores. As visitas continuam nesta quarta (9) e quinta (10).

Segundo a servidora da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDEP/SGP) Iraci Guimarães, gestora do programa, esta é uma forma de incentivar uma maior adesão dos servidores e gestores ao processo de avaliação. “Nós constatamos que essa é uma forma que realmente surte efeito”, observou.

A divulgação consiste na entrega de um folder e de uma explicação sobre a importância do diagnóstico na gestão das unidades. A servidora Ana Cleide Araujo, chefe da Seção de Autuação de Processos Recursais (Seare/SJD), ressaltou a relevância desse tipo de avaliação, por envolver não só gestores, mas também servidores.

O Aprimore visa implementar a Gestão de Pessoas por Competência, estimular a melhoria contínua do desempenho e promover autoconhecimento. O programa é desenvolvido pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDEP/SGP) e coleta informações sobre competências técnicas e comportamentais que devem ser desenvolvidas por cada servidor em seu setor. O ciclo já teve inicio. Para participar é só acessar a página do Aprimore na intranet.

Histórico do projeto

A primeira fase do Aprimore ocorreu em 2014, quando foram mapeadas as competências organizacionais e gerenciais. Aproximadamente 80% dos gestores do Tribunal participaram do ciclo. Além disso, dois normativos foram publicados: Portaria STJ n. 271, que institui o Aprimore STJ, e a Orientação Normativa n. 5, que regulamentou o modelo de gestão por competência.

Em 2015 ocorreu a segunda fase, marcada pelo mapeamento das competências técnicas por meio da descrição dos processos nos postos de trabalho nas unidades. Na oportunidade, foram realizados o II Ciclo de Diagnóstico por Competências dos gestores e o I Ciclo dos servidores, fato inédito no STJ. A participação foi de aproximadamente 65% dos gestores e 53% dos servidores.

Na terceira, foram definidas trajetórias profissionais e estipuladas suas competências. Também foram traçadas as relações dessas competências com as trajetórias profissionais possíveis no Tribunal.

Mais informações pelo e-mail [email protected] e pelos ramais 8766, 9909 ou 8419.

 

Fotos: Sérgio Amaral

 

 

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