Com aproximadamente 90% de cumprimento de suas metas, o STJ fechou o primeiro semestre do ano em alta, tendo julgado 54 mil processos a mais do que os distribuídos no mesmo período. O tribunal está buscando reduzir o seu estoque em tramitação.
Os resultados vinculados ao objetivo Buscar a excelência na prestação jurisdicional foram impactantes, registrando-se 93,09% de cumprimento, com destaque para os indicadores Atendimento à demanda, que superou a meta em 28,23%; Agilidade no julgamento, com superação acima de 16%; e Processos antigos recebidos em 2013 com primeira decisão, superando a meta de julgar 90% dessas ações. Os resultados também demonstram que houve empenho para atingir as metas do objetivo Priorizar processos relativos à corrupção e improbidade administrativa, cujo resultado final ficou em 95,26%, o que contribui para a visão positiva que o cidadão tem do STJ.
A melhoria tem sido evidente não apenas na prestação jurisdicional, mas também na gestão administrativa que a suporta, haja vista o atingimento de 97,47% dos objetivos referentes ao indicador Pessoas e Recursos.
Destaca-se nesse caso o investimento do tribunal na capacitação de seus colaboradores, demonstrado pela superação da meta do segundo trimestre ainda no primeiro, medido pelo indicador Adesão às ações de educação corporativa.
O conhecimento do servidor vem sendo bastante aproveitado, como pode ser observado no indicador Treinamentos promovidas com instrutores internos, que novamente superou a meta, evidenciando também a preocupação da alta administração com os gastos em capacitações em tempos de restrição orçamentária.
Quanto à perspectiva Sociedade, a meta foi ultrapassada em mais de 30%, atingindo-se 97,02% de Pessoas beneficiadas pelas ações de cidadania. No entanto, o indicador Satisfação do cidadão ainda ficou 5% aquém da meta estipulada, resultado que requer monitoramento mais próximo à medida que o novo Portal STJ 2020 evoluir.
Tudo isso é mais uma prova de que a dedicação de todos os que laboram nesta corte é convertida no fortalecimento da segurança jurídica e na prestação de serviços de excelência para o cidadão brasileiro.
Os resultados institucionais completos podem ser consultados neste relatório, disponível na intranet.