A Biblioteca Ministro Oscar Saraiva, do STJ, disponibilizou recentemente uma ferramenta para acessar base de dados com livros jurídicos digitais.
A plataforma ProView disponibiliza obras de diversos autores renomados como Fábio Ulhoa, Rodolfo Mancuso e Maria Berenice Dias, além de códigos comentados.
A ferramenta foi desenvolvida pela empresa Thomson-Reuters, que permite acesso a diversos e-books e está disponível por meio da página da Biblioteca, no menu Base de Dados Jurídicas, na intranet. Os conteúdos são publicados pela Editora Revista dos Tribunais e FiscoSoft.
Segundo Rosa Maria de Abreu Carvalho, coordenadora da Biblioteca do STJ, o objetivo é potencializar o uso de informação no meio digital. “Uma ferramenta como o ProView permite a consulta simultânea da obra por vários usuários. Além disso, ela tem várias outras funcionalidades”, acrescenta. Os servidores podem abrir uma conta na plataforma, o que permite utilizar ferramentas como anotações, destaque de trechos de textos com cores e organizar uma prateleira virtual com os livros preferidos. Outra funcionalidade útil é a possibilidade de transferir anotações já feitas em um volume para sua edição mais atualizada.
A plataforma permite realizar consultas ao conteúdo sem a necessidade de criar uma conta, que permitirá apenas visualizar as publicações. Já para usufruir das funcionalidades da plataforma, é necessário criar uma conta.
Além dessa base de dados, estão disponíveis também na Página da Biblioteca, as bases da Editora da Revista dos Tribunais e da Governet.
Mais informações com a Seção de Atendimento e Pesquisa pelos ramais 9403, 9884 ou 9054.