O guia Metodologia de Gestão de Projetos do STJ (MGSTJ) foi atualizado na última quinta (9), pela Instrução Normativa STJ/GDG 11. Nesta quarta versão, o guia, que define conceitos, regras gerais e apresenta o fluxo de processos para elaboração e gestão de projetos no tribunal, foi alinhado ao Plano Estratégico STJ 2020.
Entre as alterações na MGSTJ, estão a mudança no conceito da iniciativa do tipo “programa”, definido como conjunto de projetos coordenados, podendo ter natureza temporária ou contínua, e a inclusão a gerenciamento de riscos, com auxílio do Escritório Corporativo de Riscos (ECR), visando aumentar a possibilidade de sucesso.
Outras mudanças são os novos modelos de documentos de análise de viabilidade técnica, parecer técnico e plano de gerenciamento. Foram dados também maiores detalhamentos nas etapas de execução e controle das iniciativas estratégicas, com base nas boas práticas do guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK).
Aproveitando a modernização do manual, as demais metodologias de gestão estratégica também foram atualizadas: indicadores, processos de trabalho e BSC ganharam novas versões, mais completas. A coleção de manuais também ganha um “irmão mais novo”: O Guia de Gestão de Riscos.
Todos os manuais podem ser encontrados na página da Gestão Estratégica. Acesse Mais links > Gestão Estratégica > Guias da Gestão Estratégica. Consulte você também e veja os métodos que podem ajudar na gestão do seu trabalho!
Mais informações com a Coordenadoria de Planejamento Estratégico (CPES/AMG) pelos ramais 6096, 8063 ou 8839.