O desempenho do tribunal no último ciclo estratégico alcançou quase o percentual total esperado para o período. Para buscar a excelência na prestação jurisdicional e prestar uma justiça cada vez mais efetiva, 98,53% das metas previstas para o período foram cumpridas, com destaque para os indicadores atendimento à demanda, agilidade no julgamento e processos antigos recebidos em 2013 com a primeira decisão proferida, nos quais os resultados superaram o estimado.
Contribuindo para a visão positiva da Casa pelo público externo, o STJ obteve a marca de 91,92% no objetivo estratégico priorizar processos relativos à corrupção e improbidade administrativa. Além de superar a meta de beneficiar 2.125 pessoas com ações de cidadania, destacando-se o projeto Museu-escola.
Por fim, ressalta-se o investimento do tribunal no reconhecimento e na capacitação de seus servidores, apesar das atuais restrições orçamentárias. Ainda neste primeiro trimestre, já foi superada meta do segundo, resultado obtido pelo indicador adesão às ações de educação corporativa. E os números não param por aí! As ações de educação promovidas com instrutores internos ultrapassaram a meta em 6,67%.
Em resumo, dos 23 indicadores monitorados, 14 alcançaram índices iguais ou superiores à meta estabelecida. Apenas um dos itens ficou abaixo do esperado: o tempo médio da afetação do recurso repetitivo à publicação do acórdão. Entretanto, já existem ações programadas para melhoria dos resultados, como reuniões com ministros e participação em encontros nacionais do Judiciário.
Os resultados completos podem ser consultados neste relatório, disponível na intranet.
Unidades alinhadas
Atentas e comprometidas com a estratégia do STJ, as unidades estão desdobrando as diretrizes institucionais em metas setoriais. Os resultados apurados têm demonstrado o esforço em contribuir para o cumprimento da missão do tribunal.
Foram disponibilizados cinco relatórios de desempenho setoriais com os dados aferidos no primeiro trimestre de 2016. A Secretaria de Gestão de Pessoas foi uma das unidades. Segundo a secretária Solange da Costa Rossi, para a concretização dos objetivos estratégicos, é preciso que as atividades desenvolvidas nas unidades sejam planejadas, coordenadas e monitoradas. “O estabelecimento de metas setoriais também permite maior integração entre as equipes, ampliando o nível de comunicação, uma vez que grande parte das atividades trata de matérias conexas”, ressalta.
Os resultados setoriais foram consolidados. Foi constatado que houve um aumento de mais de 10% em relação à avaliação anterior, de dezembro de 2015, que havia ficado em 82,85%. Confira o radar da estratégia.
Outra unidade que já apresentou o seu relatório foi a Secretaria de Jurisprudência. A titular em exercício, Germara de Fátima Dantas Vilela, destaca que o relatório de desempenho e o radar da estratégia demonstram, de forma clara, se a área está contribuindo para a estratégia do STJ.
“Esses instrumentos são termômetros de nossa atuação: mostram se estamos no rumo certo ou se devemos acertar o trajeto. Além disso, também damos transparência aos resultados alcançados. Ao efetuar a mensuração das metas e de nossos resultados, conseguimos prever riscos e possíveis dificuldades na execução do trabalho. E, dessa forma, nos planejamos para resolver os problemas e corrigir o curso”, explica.
As Secretarias Judiciária (SJD) e de Administração (SAD), além da Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica (AMG), já apresentaram seus relatórios.
Para corrigir rumos e melhorar ainda mais o desempenho, as unidades alinhadas à estratégia do tribunal estão adotando medidas, como a revisão e priorização de cursos de capacitação oferecidos pela SGP, tendo em vista as restrições orçamentárias.
Confira aqui os resultados setoriais.