Na última quinta (14), ocorreu o evento 2º Encontro de Gestores de Projetos, com a palestra Gestão de Cronogramas, que contou com cerca de 50 participantes. O evento foi promovido pela Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica (AMG), com o apoio da Secretaria de Gestão de Pessoas e com a parceria da representação do Distrito Federal do Project Management Institute (PMI-DF).
Luiz Otávio de Moura, assessor-chefe da AMG, explicou que o encontro de gestores visa desenvolver o gestor, oferecendo uma oportunidade de capacitação e criar um ambiente de interação, em que os gestores possam trocar experiências.
O servidor esclarece ainda que a cada encontro será tratado de um aspecto da elaboração de projetos. Segundo ele, “a ideia é fazer de dois a três encontros anuais”. O primeiro ocorreu em outubro do ano passado e abordou o papel do gestor de projeto nas organizações públicas.
Cumprir o cronograma
O palestrante, Osvaldo Pedra, consultor em gestão de projetos, afirmou que o cronograma é de suma importância para o sucesso. “É nele que estão presentes todos os objetivos da ideia”, ressaltou.
Osvaldo explicou, ainda, que durante a execução de um projeto existe uma grande preocupação com os prazos. Porém, ele esclareceu que “cumprir o cronograma não é uma tarefa simples”, isso acontece, segundo ele, principalmente pelos riscos não previstos e pela dificuldade de realização de estimativas.
O presidente da PMI-DF, José Carlos Alves, afirmou que esse tema é de extrema importância para os gestores do STJ porque “o cronograma é a ferramenta que o gestor mais utiliza, então é necessário um conhecimento aprofundado nessa área”.
Ideia aprovada
“Gerir o tempo é fundamental para obtenção de resultados”. A afirmação é de uma das participantes, Waldelice Poncioni, coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas. Ela destacou que fazendo o acompanhamento do tempo é possível intervir e contornar qualquer dificuldade que possa surgir. “O foco aqui são dicas de boas práticas na gestão de cronogramas e isso é muito útil para um gestor”, pontuou.
Para Maria Isabel Frantz, chefe da Seção de Mídias Interativas, a gestão do tempo é fundamental para que um projeto seja bem sucedido. “A palestra tratou da questão do cronograma, como lidar com todas as variáveis intercorrentes que podem atuar no sucesso ou no comprometimento do prazo do projeto”, resumiu. Para a servidora a iniciativa foi positiva. “Achei sensacional, muito boa à iniciativa”, avaliou.
Outra participante a servidora Thaíssa Matos, ouvidora auxiliar, ressaltou o quanto é benéfico fazer um cronograma bem feito. “Não estava familiarizada com a questão de cronogramas, então foi um convite muito especial”, fala. “Através de um bom cronograma é possível alcançar as metas de forma muito mais objetiva, otimiza nosso tempo“, finalizou.