Gestores da Controladoria Geral do DF (CGDF) estiveram reunidos com servidores da Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica (AMG) para troca de experiências sobre a implantação de planejamento estratégico em órgão público.
O STJ lançou o seu Plano STJ 2020 em 2015, e a CGDF está na fase final de lançar seu próprio plano estratégico plurianual que se estenderá até 2019.
Ambas as instituições utilizam a mesma metodologia Balanced Scorecard (BSC), comum a várias empresas e organizações governamentais. O encontro discutiu temas comuns ao planejamento estratégico, como objetivos, indicadores, metas e iniciativas que permitem à administração avançar em seus resultados.
A equipe multidisciplinar da AMG contou com especialistas em indicadores, em gestão de projetos e em gestão de riscos para oferecer aos integrantes da CGDF experiências do STJ com a mais ampla gama de disciplinas que norteiam a execução da estratégia no tribunal.
Raissa Rossiter, chefe da Assessoria de Gestão Estratégica e Projetos da CGDF, considerou uma oportunidade valiosa conhecer a trajetória exitosa do STJ na implementação da gestão estratégica. “A oportunidade proporcionou diversos insights e o acesso a experiências e aprendizados que serão muito valiosos para o processo de elaboração e implementação do Plano Estratégico Institucional da CGDF”, ressaltou.
Rossiter também elogiou o uso de símbolos de valores institucionais nas notícias internas – selos criados pelos parceiros da AMG na Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CEDEP/SGP).O assessor-chefe da AMG, Luiz Otávio Borges de Moura, considerou o encontro uma oportunidade de aprendizado mútuo. “Ficam abertas as portas das duas instituições para o aprendizado mútuo, e todos nós ganhamos”, destacou, ao ressaltar que o STJ e a CGDF esperam dar continuidade ao intercâmbio iniciado.
Representando a CGDF, estiveram também presentes Juliana Cristaldo, assessora da Assessoria de Projetos Especiais, e Emílio Freire, assessor da Assessoria de Gestão Estratégica e Projetos.