Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

4 de março de 2016 - ed. 347

Novo módulo no Sistema Justiça
 

A Secretaria dos Órgãos Julgadores (SOJ), com o apoio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI) e da Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica (AMG), criou o Relatório de Conformidade, ferramenta que permite verificar pendências e inconformidades no trâmite processual.

Cláudia Beck, secretária dos Órgãos Julgadores, destaca que a ferramenta permite uma análise quantitativa e qualitativa dos processos. “O Relatório de Conformidade permite que, mediante consulta ao sistema, de maneira rápida e concisa, obtenham-se relatórios que possibilitem conhecer a situação, tanto quantitativa (ou seja, o número de processos em determinada situação) quanto qualitativa (a condição em que eles estão). Com isso, a ferramenta facilita a tomada de providências em relação aos processos”, detalha a secretária.

O relatório possibilita a consulta rápida pelas coordenadorias dos órgãos julgadores, que as informarão a situação de cada processo aos gabinetes. “A coordenadoria pode encaminhar do jeito que foi impresso ou pode fazer as alterações que achar necessário, em termos de formatação, para entregar ao gabinete. O relatório aparece em tela e um formato específico dentro do Word, podendo ser impresso”, observa Carla Braga, da STI, responsável pela parte tecnológica do Relatório de Conformidade.

Carla Braga ressalta que o objetivo principal dessa iniciativa é apontar diversos tipos de inconformidades (prazos vencidos, erros de dados entre outros problemas). "O relatório permite varrer a base do Sistema Justiça  para evidenciar inconscistências que possam ser sanadas pela equipe da área cartorária", ressalta.

 Samara Bertin, gestora da iniciativa, afirma que o Relatório de Conformidade padroniza as informações. “Agora, com essa ferramenta, todo mês nós estabelecemos quais critérios o gabinete quer, então imprimimos e entregamos ao chefe de gabinete. Com informações unificadas, haverá melhoria e otimização nas rotinas de trabalho, trazendo mais agilidade e segurança às atividades de processamento”, explica.

Márcia Ivanira Dias, gestora do projeto, observa que a ferramenta veio para auxiliar as coordenadorias, mostrando as pendências e as inconformidades, além de unificar as informações e aperfeiçoar as rotinas de trabalho. Segundo ela, existem relatórios dentro do Sistema Justiça, mas estão espaçados. “Procuramos colocar tudo em um único lugar, para prestarmos uma informação mais concisa, mais compacta”, revela.

Novo projeto estratégico concluído

O assessor da AMG, Rogério Cysne, que atua no Escritório Corporativo de Projetos – ECP destaca que essa conquista trata-se de mais um projeto estratégico concluído. Rogério lembra que novas ideias de projetos ou programas estratégicos são bem-vindas. Assim, se você possui uma sugestão para o Portfólio de Programas Estratégicos do STJ, entre em contato com a equipe do ECP pelo e-mail: [email protected]. Para mais informações, consulte o link.

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).