Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

7 de janeiro de 2016 - ed. 310

Mãos que gerenciam
 

Imagine uma cidade: para mantê-la funcionando, é necessário que todas as áreas sejam organizadas e coordenadas. Na cidade chamada STJ, quem executa este trabalho é a Secretaria de Administração (SAD).

A SAD presta todo o suporte administrativo para as atividades finalísticas do Tribunal, de forma a buscar maior eficiência do serviço jurisdicional implementando e gerenciando atividades de gestão.

Todo este trabalho é dividido entre uma comissão e quatro coordenadorias:

> Comissão Permanente de Licitação (CPL);
> Coordenadoria de Compras e Contratos (COCC);
> Coordenadoria de Suprimentos e Patrimônio (CSUP);
> Coordenadoria de Serviços Gerais (COSG);
> Coordenadoria de Transporte (CTRP).

A Comissão Permanente de Licitação (CPL), como o nome já diz, realiza todos os procedimentos de licitação pública do Tribunal. Isso inclui a análise e o julgamento das propostas apresentadas pelos licitantes. “Por mês, são realizados um total de 18 pregões”, revela o secretário de administração, Sergio José Americo Pedreira.

A contratação de serviços e aquisição em geral fica por conta da Coordenadoria de Compras e Contratos (COCC). O trabalho é extenso, envolve as fases de recebimento do pedido de material/serviços e a classificação orçamentária destes, além da pesquisa de preços e a elaboração de minuta de edital. A coordenadoria também realiza as emissões de atestado de capacidade técnica e o acompanhamento, avaliação e controle de todos os 187 contratos vigentes atualmente no STJ, sem contar a adesão às atas de registro de preços de outros órgãos.

O processo de controlar e gerir os bens permanentes e de consumo é responsabilidade da Coordenadoria de Suprimentos e Patrimônio (CSUP). Tudo começa com o planejamento e previsão de todo o material de consumo necessário às atividades executadas no Tribunal. Após a aquisição desses objetos, eles são entregues na CSUP, que analisa o que foi recebido e verifica se o produto está de acordo com que foi solicitado. Depois de aceitos, os materiais de consumo são estocados na Seção de Almoxarifado e disponibilizados conforme as solicitações. “Já os bens permanentes recebem um número de patrimônio, que os identifica, para torná-los parte do acervo do Tribunal, e assim poderem ser entregues à área demandante”, explica Sergio.

Terceirização

A Coordenadoria de Serviços Gerais (COSG) cuida dos contratos de terceirização nas áreas de recepção. Os profissionais contratados por essa coordenadoria fornecem o atendimento a todos os usuários que têm acesso à Casa. Além disso, a COSG também presta serviços de gráfica rápida, como encadernação e plastificação de documentos, reprodução de cópias em grande quantidade, impressão de documentos e confecção de blocos de nota e carimbos.

Por fim, a frota de veículos, composta por 142 automóveis, é gerenciada pela Coordenadoria de Transporte (CTRP). Isso engloba ônibus, micro-ônibus, vans e carros de passeio que fazem o transporte de servidores, terceirizados e estagiários do STJ à Rodoviária ou nos trajetos necessários aos serviços externos. “Desta forma, a unidade é responsável pelos contratos de terceirização de serviços especializados nas áreas de condução de veículos, mecânica, eletricidade, borracharia e limpeza dos carros, além do gerenciamento e controle de aquisição de combustíveis para a frota”, esclarece o secretário de administração.

Toda essa administração envolve 159 servidores, 173 terceirizados e nove estagiários, distribuídos por todas as unidades da SAD.

Quer saber mais? Entre em contato!

Sergio José Americo Pedreira, na Secretaria de Administração, ramais 9012/9062;

Rahchel Bremgartner Alencar, na Comissão Permanente de Licitação, ramais 9422/9216/9027;

José Antonio Mendonça da Cruz, na Coordenadoria de Compras e Contratos, ramais 9058/9059/9535/9537;

Ricardo Cecagno Gomes Peres, na Coordenadoria de Suprimentos e Patrimônio, ramal 7943;

Marco Aurélio Macedo de Carlos, na Coordenadoria de Serviços Gerais, ramais 8024/8025/8074;

Alexandre José Lima Oliveira, na Coordenadoria de Transporte, ramais 7668/7687.

Matéria publicada originalmente no dia 24 de junho de 2015.

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).