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24 de dezembro de 2015 - ed. 308

Reformar e conservar
 

Imagine cuidar de um complexo arquitetônico com quase 140.000m² de área construída e com aproximadamente 90.000m² de áreas verdes e de estacionamentos externos. E ao mesmo tempo fazer funcionar como um relógio suíço os diversos sistemas de instalações prediais existentes no STJ, tais como ar-condicionado, elevadores, iluminação, irrigação, sistemas de controle etc.

Esse é o trabalho da Secretaria de Gestão Predial (SPR). A unidade, criada na atual gestão por meio da Resolução n. 19, de 13 de outubro de 2014, é responsável pela manutenção e conservação dos prédios, jardins internos e externos e outras edificações que compõem a relação de imóveis do STJ, bem como pelo planejamento e execução das obras de reforma.

A SPR está localizada no 2º andar dos Plenários, próximo à entrada do Tribunal Pleno, e tem vinculadas a ela duas coordenadorias:

> Coordenadoria de Engenharia e Arquitetura (CEAR);

> Coordenadoria de Conservação Predial (CCOP).

Na CEAR, trabalham atualmente 23 servidores, dois estagiários e 133 terceirizados. A CCOP é composta por nove servidores e 233 terceirizados. No gabinete da secretaria, há quatro servidores e uma terceirizada.

Repara daqui, quebra de lá

E o trabalho não para. Quanto às obras que estão em fase de execução pela secretaria, destacam-se:

> Reforma da guarita principal;

> Construção de bicicletário e de vestiários para ciclistas;

> Substituição das lâmpadas fluorescentes pelas de LED;

> Reforma na sala de atendimento e na brinquedoteca no berçário;

> Instalação de postes de iluminação com lâmpadas de LED nas áreas externas e na entrada principal.

Traço genial e singular

Uso de pilotis, equilíbrio de cheios e vazios, volumetria, concreto aparente... A tarefa de zelar pelo complexo do STJ, projetado por Oscar Niemeyer e Hermano Montenegro, não é fácil.

Segundo o secretário de Gestão Predial, Silvio Ferreira, “a relevância da obra artística da sede do Tribunal assevera a responsabilidade da Administração para com sua conservação”.

Para ele, o Tribunal da Cidadania têm características de uma pequena cidade e, portanto, precisa de atenção adequada. “O público flutuante de sete mil pessoas que circula diariamente pelo STJ apresenta demandas permanentes. É necessária uma estrutura administrativa específica, com um corpo técnico especializado formado por arquitetos e engenheiros. A principal atribuição da unidade é a de garantir o perfeito funcionamento das diversas áreas do Tribunal, sem que haja qualquer tipo de solução de continuidade para o desenvolvimento dos trabalhos na Casa”, conclui Silvio.

Quer saber mais? Entre em contato!

Silvio Ferreira, na Secretaria de Gestão Predial, ramal 6827;

Guilherme Gossling, na Coordenadoria de Engenharia e Arquitetura, ramal 8066;

Luiz Alberto Areal, na Coordenadoria de Conservação Predial, ramal 8369.

 

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