Sem o gestor de projetos, mesmo os melhores planos ficam só no papel. A palestra A Importância do Gestor de Projetos nas Organizações Públicas, ocorrida na última sexta (23), apontou como o servidor é uma agente para a administração pública servir a população. Luiz Otávio Borges de Moura, chefe da Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica (AMG), destacou que um dos objetivos é fazer encontros e palestras periódicos de gestores. Para ele o crescimento profissional é muito importante para os gestores e o STJ.
A palestrante, a doutoranda em administração pública, pesquisadora e escritora Margareth Carneiro, é uma especialista em gestão de projetos e afirma que a administração pública tem uma série de limitações. “O setor público é um pouco ‘engessado’ por causa da legislação e também por causa da descontinuidade causada pelas mudanças de administração. Nesse cenário, projetos bem elaborados e geridos trazem resultados de longo prazo”, destacou.
Margareth Carneiro destacou que hoje o serviço público busca as melhores práticas de gestão, planejamento e mais praticidade. “O Judiciário ainda é considerado lento, mas tem feito grandes avanços para alcançar efetividade e uniformidade”, afirmou. Segundo ela, o STJ já tem um ponto essencial para o sucesso que é o envolvimento da alta gestão da instituição. “O Tribunal também tem outros pontos positivos, como as ações de alinhamento aos projetos estratégicos e políticas de retenção de talentos”, observou.
Integração e compartilhamento de informação
Aplicar a gestão em todas as áreas de uma instituição é outra questão que a palestrante considera essencial. “A integração das várias áreas é muito importante. Criar bancos de dados para que os gestores possam compartilhar informações é uma grande medida nesse sentido”, opina a Margareth Carneiro. Por fim, pontuou que o bom gestor deve ter algumas competências: liderança e capacidade de relacionamentos interpessoais, capacidade técnica para gerenciamento de projetos e conhecimento das práticas internas da instituição, ou seja, conhecer a área fim.
Uma das participantes do encontro foi a servidora Ana Cláudia Faria, da Coordenadoria de Planejamento Estratégico (CPES-AMG). Para ela esse tipo de encontro traz novos conhecimentos e recicla os gestores. Ana Cláudia também observa que a interação entre os gestores é muito importante para compartilhar iniciativas bem sucedidas. “Os projetos são a concretização do nosso plano estratégico”, completa.