O desenvolvimento e a aplicação de projetos têm sido uma das bases das metas do STJ. Para melhorar a gestão de projetos e fomentar uma cultura de inovação no Tribunal, será oferecido o curso Exercitando a Gestão de Projetos no STJ. A capacitação foi elaborada por uma parceria entre a Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica (AMG/GDG) e a Seção de Educação a Distância (SEADI/SGP). As inscrições começam nesta quinta (3), às 13 horas, e vão até o dia 10 de setembro.
O curso é uma versão atualizada e aprimorada de uma capacitação que foi oferecida há cinco anos. Segundo Rogério Cysne, servidor da AMG, a reformulação foi necessária para atualizar as novas metodologias adotadas pelo Tribunal com o lançamento do Plano STJ 2020. “A administração pública evoluiu bastante e temos que acompanhá-la. A gestão mais eficiente de projetos é essencial”, afirma.
Entre as novidades estão estudos mais aprofundados de planejamento de risco e orçamentário, que diminuem a porcentagem de falhas ou abandonos de projetos. Outro tópico são as novas funcionalidades do MS Project, da Microsoft, o programa adotado pelo STJ para elaborar cronogramas e demais atividades de gestão de projetos. “Adquirimos a versão mais moderna do programa, que é uma ferramenta muito útil para os gestores”, destaca Cysne. O servidor ressalta ainda a introdução de um personagem que ilustrará as diversas fases do projeto, do início até o encerramento.
Bom para todos
Váleria Ferraz, servidora da Coordenadoria de Planejamento Estratégico que fará a tutoria do curso, acrescenta que será apresentado um panorama geral da metodologia de projetos e das boas práticas de gestão. Entre essas práticas, ela cita como exemplo a atualização constante do registro do andamento de projetos e técnicas para evitar retrabalho. “Nossa intenção é dar um passo a passo, com foco especial nos gestores iniciantes. Porém, o curso também beneficia veteranos, especialmente com as atualizações metodológicas”, observa. Segundo Ferraz, o curso é ainda bom começo para quem tem uma ideia, mas não sabe como começar um projeto.
O curso será iniciado no dia 14 de setembro, com carga horária de 30 horas na modalidade de ensino a distância. Serão disponibilizadas 30 vagas, sem custo para os inscritos. A capacitação contará para o adicional de qualificação, e os interessados devem obter autorização da chefia imediata para participar.
Mais informações: com a EAD pelos ramais: 9651 e 8392 ou pelo e-mail [email protected].
Para conhecer a metodologia de gestão de projetos do STJ, clique aqui.
Sem limites
Nessa capacitação está presente o valor organizacional aprendizagem contínua disseminados pelo Programa Viva STJ – Vivenciando Valores no Tribunal da Cidadania, da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), por meio da Seção de Aprimoramento Gerencial e Cidadania (SAGEC/CDEP).
Conheça um pouco mais sobre ele:
Aprendizagem contínua reforça no servidor a responsabilidade de se desenvolver constantemente, de forma a contribuir para o crescimento pessoal e profissional, bem como para o desempenho organizacional.