> Estar afinado com a organização;
> Apresentar sugestões para melhoria dos processos;
> Procurar se reciclar por meio de cursos e novos conteúdos;
> Se for um dos líderes da organização, manter sua equipe motivada e ser acessível;
> Não executar suas tarefas de forma automática; dar atenção às tarefas a fim de evitar eventuais falhas.
As cinco dicas acima, elaboradas pelo site Sociedade Brasileira de Coaching, mostram como os funcionários também podem dar sua contribuição quando se trata de agregar valores à organização.
Os valores institucionais do Tribunal estão definidos no Plano STJ 2020. Eles são “ideias fundamentais em torno das quais se edifica uma organização. Representam as convicções dominantes, as crenças básicas das pessoas da organização, que permeiam todas as atividades e relações com os clientes”.
Para aproximar os valores do STJ ao seu corpo funcional, foi criado o programa Viva STJ – Vivenciando Valores no Tribunal da Cidadania. Segundo Marina Brito, uma das idealizadoras do projeto, “trabalhar os conceitos relativos aos valores institucionais e principalmente vivenciá-los é uma premissa para que as organizações sejam capazes de atingir sua visão e missão”, analisa a servidora.
Vamos conhecê-los?
• Aprendizagem contínua: assumir a responsabilidade de se desenvolver continuamente, de forma a contribuir para o crescimento pessoal e profissional, bem como para o desempenho organizacional;
• Comprometimento: atuar com dedicação, orgulho institucional, empenho e envolvimento em suas atividades;
• Ética: agir com honestidade e integridade em todas as suas ações e relações;
• Sustentabilidade: adotar políticas e práticas economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas;
• Transparência: disponibilizar e divulgar informações à sociedade de maneira clara e tempestiva, de forma a possibilitar a participação e o controle social.
E você, servidor, como espera que esses valores sejam reforçados pelo Tribunal? Para responder a essa pergunta, a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) lançou uma pesquisa de opinião na intranet. Para o chefe da Seção de Aprimoramento Gerencial e Cidadania, Pablo de Freitas, o intuito é compreender como os servidores do STJ esperam que os valores sejam estimulados. “Contamos com a colaboração de todos! O tempo estimado para resposta é de apenas 2 minutos...”.
Para participar, clique aqui ou use o link enviado por e-mail.
Os valores devem resistir ao tempo. Eles estabelecem padrões que devem ser alcançados pela organização. Por isso, todos os colaboradores devem fazer sua parte. O conceito de atitude, adotado pela SGP, estabelece que “as atitudes do servidor devem estar em consonância com os valores do Tribunal”.
Impossível não se lembrar das palavras de um brasileiro que soube estender a bandeira mundo afora: “No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz” - Ayrton Senna.
Mensalmente, o VemComigo divulgará matérias sobre cada um dos cinco valores da Casa. Não perca!
Mais informações com a Seção de Aprimoramento Gerencial e Cidadania (SAGEC) pelos ramais 9918 e 9942.