Com a aprovação do Plano STJ 2020, que define as prioridades administrativas, missão e visão até o ano de 2020, os programas e projetos estratégicos para o Tribunal da Cidadania receberam o pontapé para se tornarem grandes realizações. No dia 26 de junho, foi realizada a 1ª Reunião Técnica de Gestores de Projetos e Programas Estratégicos. O evento teve como objetivo orientar os gestores e mostrar como o Escritório Corporativo de Projetos atua no assessoramento das 22 iniciativas estratégicas do plano.
Na abertura do encontro, Ana Cláudia Faria, coordenadora substituta da Coordenadoria de Planejamento Estratégico (CPES), destacou a importância da dedicação dos gestores para o sucesso dos projetos. “O Plano STJ 2020 é essencial para aprimorar o desempenho do Tribunal e, nesse contexto, os gestores são fundamentais para concretizá-lo e alcançar os resultados pretendidos”, declarou. Já o assessor da CPES, responsável pelo Escritório Corporativo de Projetos, Rogério Cysne, proferiu uma palestra sobre os principais atores envolvidos na gestão (gestor, patrocinador, o escritório e a equipe técnica). Cysne tratou também dos documentos que são desenvolvidos no ciclo de um projeto, que a partir de agora serão feitos no sistema SEI, trazendo mais agilidade e sustentabilidade, pois impressões não serão mais necessárias. Cysne observou que a documentação é essencial para o bom andamento e para a continuidade se houver mudança de gestores e patrocinadores.
Uma das participantes foi Thaíssa Matos, ouvidora auxiliar do STJ. Ela é gestora do projeto Pesquisa de Satisfação do Usuário, que visa aumentar e melhorar a interação com usuários externos do Tribunal e medir o grau de satisfação e o cumprimento de metas. “O encontro foi extremamente válido para nortear o papel dos gestores, solucionar dúvidas e discutir sugestões”, opinou. Ela acrescentou que o acompanhamento e a prestação de informações são importantes para o trabalho dos gestores ser mais rápido e eficaz.
As funções dos gestores são reguladas pela Instrução Normativa STJ/GDG n. 14 de 2015, que contempla, entre outras, a habilidade de negociar prazos e coordenar equipes. A IN 14 também define as funções dos patrocinadores, como prover recursos e acompanhar o trabalho de gestores.
Você possui ideia de projeto para o STJ?
O Plano STJ 2020 possui 22 iniciativas, porém esse número não é fixo! Assim, se você possui alguma ideia de novo projeto ou programa, preencha um Termo de Abertura e o envie ao Escritório Corporativo de Projetos (e-mail: [email protected]). Sua ideia será avaliada tecnicamente pela Administração e você poderá se tornar um novo gestor de projetos!
Traduzindo...
Kick-off é uma expressão em inglês que significa o sinal de início de uma atividade ou evento. Na disciplina de gestão de projetos, uma reunião de Kick-off é o momento em que todos os participantes se reúnem para definir os objetivos esperados das iniciativas em pauta.