Você sabia que o STJ possui uma unidade de gerenciamento de projetos estratégicos? Trata-se do Escritório Corporativo de Projetos, que funciona na Coordenadoria de Planejamento Estratégico (CPES/AMG). Com a criação do escritório pela Portaria STJ n. 188/2012, o Tribunal alcançou uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), exarada por meio da Meta 1/2011, do conjunto de Metas Nacionais do Poder Judiciário de 2011.
A partir de 2004, o STJ passou a estruturar suas iniciativas estratégicas como projetos prioritários. Confira aqui essa linha do tempo.
Último ciclo de planejamento
No período de 2010-2014, a Metodologia de Gerenciamento de Projetos do STJ, publicada na Portaria GDG n. 470/2014, e os formulários de gestão de projetos foram reestruturados.
Em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI), também implantou uma versão mais recente da ferramenta MS Project 2010, utilizada para auxiliar o gerenciamento de projetos.
Dessa forma, foi possível estruturar 30 projetos estratégicos para esta Corte. Desses, 18 foram concluídos, quatro estão em andamento, quatro foram cancelados, um foi desmembrado e três foram convertidos em projetos táticos ou setoriais. Também foram organizadas e realizadas sete capacitações presenciais e três a distância para gestores e integrantes das equipes de projetos.
Confira alguns resultados alcançados pelo STJ com projetos voltados a sua área administrativa:
> Agilis - Programa de Gestão Documental: objetivou a aquisição de novas ferramentas de software para gestão dos conteúdos corporativos do STJ. Para isso, foi instituída uma equipe para planejamento da contratação, conforme recomendado na IN n. 4/MPOG. Esse grupo de trabalho realizou estudos, elaboração de minutas de contrato, pesquisas de preço e pareceres. Porém, em função do alto custo das propostas comerciais, a Administração determinou a suspensão do processo licitatório e a realização de pesquisas de ferramentas de gestão documental junto a outros órgãos do Poder Judiciário. As pesquisas concluíram pelo uso de uma ferramenta desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da Quarta Região - o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Em 2015, o STJ terá um novo sistema de gestão documental.
> Alinhamento Estratégico: gerido pela Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica (AMG), foi concluído com o desdobramento do planejamento institucional em quatro unidades - AMG e secretarias Judiciária (SJD), de Jurisprudência (SJR) e de Comunicação Social (SCO). Para cada unidade alinhada, foram realizados cursos de capacitação (a distância e presencial) acerca da metodologia BSC (Balanced Scorecard) e da definição de indicadores. Em seguida, foram produzidos os painéis de contribuição (com objetivos setoriais), planos de ação e de comunicação e relatórios de desempenho. Por fim, foi adotada a sistemática de reunião de análise tática trimestral, para acompanhar os resultados da unidade.
> Aprimore STJ: foram executadas sete oficinas de trabalho com o objetivo de orientar equipe da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) na implantação do modelo de gestão por competências no Tribunal. No escopo do treinamento, foram realizadas apresentações para a Alta Administração e para os gestores do STJ. Além disso, realizou-se o I Ciclo Avaliativo Gerencial, com formulários de competências comportamentais e de responsabilidades-padrão, além da customização dos planos de desenvolvimento individual, que posteriormente fomentarão os cursos de desenvolvimento gerencial do Tribunal.
> Integra: iniciado no primeiro semestre de 2014, o projeto visa a implantar uma nova solução de tecnologia da informação para gestão de pessoas do Tribunal. Até o momento, foi concluída a fase de contratação da empresa implementadora do sistema, os mapeamentos de processos de trabalho da unidade de gestão de pessoas e a configuração de máquinas servidoras no data center do STJ. Há uma expectativa de que o sistema esteja totalmente implantado em 2016.
> Identidade Visual do STJ: concluída com a aprovação da nova logomarca do Tribunal, instituída pela Portaria STJ n. 216/2014. Antes da execução do projeto, era utilizada uma miscelânea de elementos gráficos, o que gerava confusão visual e prejudicava a uniformidade de percepção que uma logomarca deve proporcionar. Atualmente, a nova logomarca já vem sendo utilizada pelos servidores nas assinaturas de e-mails institucionais, na internet e na intranet.
> Semear Inclusão: merece destaque o projeto que tem proporcionado às pessoas com deficiência a acessibilidade física e social por meio da adequação dos ambientes do Tribunal. Foram implementadas ações importantes, tais como aquisição de telefones para surdos, instalação de faixas antiderrapantes, implantação de softwares para servidores com baixa visão, entre outras.
> Política de Sustentabilidade do STJ: essa política, já institucionalizada, busca a harmonização dos objetivos sociais, ambientais e econômicos da instituição. Com o projeto, o consumo consciente passou a fazer parte do dia a dia dos servidores, pois o STJ está cada vez mais empenhado em trabalhar de forma econômica, reduzindo custos e o impacto ao meio ambiente.