“Quem não mede, não gerencia”. A famosa frase atribuída ao consultor norte-americano W. Edwards Deming é verdadeira em todo e qualquer tipo de organização. Alinhado a essa administração moderna, o STJ tem reestruturado e redefinido suas unidades. A Resolução n. 19, de 13 de outubro de 2014, criou a Secretaria de Orçamento e Finanças (SOF), sob o comando de Sulamita Avelino Cardoso Marques.
A Secretaria de Orçamento é responsável pela elaboração da proposta orçamentária anual e pela execução orçamentária e financeira do Superior Tribunal de Justiça e da Escola de Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
A Resolução n. 13, de setembro deste ano, já havia feito alterações na antiga Secretaria de Administração e Finanças, instituindo a Secretaria de Administração Predial, formada pela união da Coordenadoria de Engenharia e Arquitetura com a Coordenadoria de Conservação Predial, esta com duas seções: a de Limpeza e Conservação e a de Manutenção de Áreas Verdes.
Agora, com a Resolução n. 19, a nomenclatura da Secretaria de Administração Predial foi alterada para Secretaria de Gestão Predial. O secretário, coronel José Antônio Mendonça, destaca que o desafio de fazer a manutenção do STJ é enorme. “Temos uma grande área construída e uma circulação que pode passar de cinco mil pessoas por dia. Coordenar tudo isso exige um trabalho constante”, ressaltou.
Nessa mesma norma, a Secretaria de Administração e Finanças foi renomeada para Secretaria de Administração, a fim de que não haja confusão com a recém-criada Secretaria de Orçamento e Finanças.
De COF para SOF
O controle orçamentário e financeiro do STJ já havia recebido um reforço com a criação da Seção de Custos. Porém, com o surgimento da SOF, foram criadas a Coordenadoria de Planejamento e Programação Orçamentária e Financeira (CPLO) e a Coordenadoria de Execução e Acompanhamento Orçamentário e Financeiro (CEAF); e a Seção de Análise e Acompanhamento de Despesas Continuadas, vinculada à CPLO.
Essa reestruturação foi fruto do reconhecimento da abrangência e da complexidade da matéria de competência da nova secretaria. Fisicamente a unidade foi transferida para o Conselho da Justiça Federal. A secretária, Sulamita Marques, mantém um gabinete para despacho aqui no STJ.
Para entrar em contato com a SOF é só ligar no ramal 7803.