Negociações com cambistas, um noivado rompido, viradas emocionantes e uma final no templo máximo do futebol. O servidor Francisco Ricardo de Gois Lima da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI) narrou as aventuras que ele viveu na memorável final de 2009, quando o Flamengo venceu o Grêmio e se tornou hexacampeão brasileiro, no seu livro “Odisseia dos Flanáticos”. Francisco, ou Chico, como gosta de ser chamado, juntamente com dois outros servidores da STI, Carlos Eduardo Cobucci e Raquel Oliveira Nunes, assistiram a final no Maracanã após várias aventuras.
Chico Ricardo explica que começou a contar a história em seu blog, apenas como uma maneira de se divertir. “As pessoas iam lendo e me incentivavam a escrever mais. Acabei decidindo reunir as várias histórias em um livro”, explicou. Flamenguista fanático, o autor diz que quando ele planejou assistir ao jogo, o time carioca ainda tinha pouca chance de vencer o Campeonato Brasileiro. Depois, numa virada da competição, o Flamengo passou a ter chances de ser campeão.
Logo os colegas Carlos Eduardo e Raquel se uniram a ele. “Na verdade, o planejamento não foi o forte da viagem. Tivemos que comprar os ingressos de um cambista e quando chegamos ao estádio nem tínhamos certeza se eles eram mesmo de verdade”, ela diz. Já Carlos Eduardo conta que pouco antes da viagem ele terminou seu noivado. “Não foi por causa do jogo, lógico, mas digamos que a viagem foi a gota d’água”, afirma. Para ele, a viagem foi tão marcante que resolveu ter uma lembrança permanente – tatuou o escudo do Flamengo na batata da perna.
A paixão pelo Flamengo é algo antigo para Chico, já que seu pai e avó também eram torcedores. Mas ele acredita que fãs de outras equipes também podem se identificar com o livro. “Essa paixão pela camisa pode ser entendida por corintianos, botafoguenses, vascaínos, atleticanos e tantos outros. Esse amor pelo futebol é incutido desde cedo, quando o pai ou a mãe leva a criança ao estádio, compra a camisa do time e até decora o quarto”, destaca.
O lançamento do livro vai ocorrer no próximo dia 8 de outubro, às 19 horas no restaurante Carpe Diem na 104 Sul.