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18/12/2003 17:19

Comitê de Planejamento Estratégico divulga síntese da primeira etapa de trabalho
 
A revisão do Planejamento Estratégico mobilizou gerentes e servidores de diversas áreas nos meses de novembro e dezembro de 2003. O trabalho foi realizado pelo Comitê de Planejamento Estratégico, com o apoio do Núcleo da Qualidade/AST. Foram realizados encontros, coordenados pelo consultor externo Oscar Manuel de Castro Ferreira, que culminaram com a elaboração de um documento onde estão contidos: a análise dos cenários, a missão, a visão, os valores, as estratégias organizacionais, os objetivos que viabilizarão o alcance das estratégias definidas e os indicadores de desempenho institucional. O documento, validado e aprovado pela Administração do Tribunal, será distribuído e amplamente divulgado. Na próxima etapa do trabalho, as unidades definirão metas e as ações que possibilitarão o alcance dos objetivos estratégicos estabelecidos. Conheça agora algumas definições do Planejamento Estratégico do STJ: MISSÃO: Garantir à sociedade uma justiça célere, acessível e efetiva, zelando pela autoridade e uniformidade na interpretação e no cumprimento das normas infraconstitucionais. Definições conceituais: Celeridade: Agilizar a prestação dos serviços e o trâmite processual. Acessibilidade: Viabilizar o acesso à justiça, facilitando a disponibilização de serviços e informações ao cidadão. Efetividade: Trabalhar com competência e criatividade para garantir uma prestação jurisdicional que atenda às expectativas da sociedade. VISÃO: Ser reconhecido pela sociedade como tribunal da cidadania, modelo na garantia de uma justiça célere, acessível e efetiva. Definições conceituais: Tribunal da Cidadania: Tribunal empenhado em cumprir sua responsabilidade social de reduzir a distância entre a justiça e o cidadão. Modelo: Tribunal de referência, exemplo para outros órgãos do Poder Judiciário. VALORES: Orgulho institucional: Atuar com orgulho de pertencer à instituição STJ. Presteza: Valorizar a prontidão, a qualidade no atendimento e a agilidade na prestação dos serviços. Inovação: Incentivar a criatividade na implementação de soluções inovadoras para os problemas e para a melhoria contínua dos serviços. Cooperação: Desenvolver visão sistêmica e estimular a parceria e o trabalho em equipe, compartilhando responsabilidades para o alcance de metas e objetivos comuns. Comprometimento: Valorizar a lealdade e a fidelidade aos deveres como servidores públicos, bem como aos valores da instituição, assegurando o alcance das metas institucionais. Transparência: Empreender gestão comprometida com a divulgação de serviços, ações, resultados e balanço social. Confiança: Desenvolver a credibilidade como elemento fundamental em todas as relações. Respeito: Tratar as pessoas com igualdade, dignidade e cordialidade. ESTRATÉGIAS: Agilizar a prestação jurisdicional: Reduzir o tempo de permanência dos processos no STJ, otimizando e uniformizando os trâmites processuais. Aproximar o tribunal da sociedade: Trabalhar com foco no cidadão, viabilizando o acesso à justiça. Melhorar a comunicação institucional: Intensificar a comunicação institucional, divulgando mais e melhor os serviços, as ações, os resultados e o balanço social. Garantir uma prestação jurisdicional efetiva: Atender às expectativas da sociedade, oferecendo uma prestação jurisdicional rápida e eficaz, zelando pela autoridade e uniformidade na interpretação e no cumprimento das normas infraconstitucionais. OBJETIVOS ESTRATÉGICOS: Promover a satisfação da sociedade; Oferecer serviços com qualidade; Prover os recursos orçamentários necessários; Garantir os recursos orçamentários necessário ao cumprimento das metas institucionais; Otimizar a utilização dos recursos orçamentários; Estabelecer parceria para realização de serviços; Otimizar os trâmites processuais; Melhorar a produtividade; Tornar a comunicação mais efetiva; Melhorar a percepção da sociedade a respeito da instituição; Aprimorar a comunicação com a sociedade, utilizando linguagem clara e acessível; Ampliar o acesso à informação jurídica; Assegurar uma comunicação interna efetiva e ágil; Comprometer as pessoas com os resultados da organização; Desenvolver e qualificar as pessoas; Promover inovações tecnológicas; Melhorar o clima organizacional. Luciana Assunção R: 9117
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