Comitê de Planejamento Estratégico divulga síntese da primeira etapa de trabalho
A revisão do Planejamento Estratégico mobilizou gerentes e servidores de diversas áreas nos meses de novembro e dezembro de 2003. O trabalho foi realizado pelo Comitê de Planejamento Estratégico, com o apoio do Núcleo da Qualidade/AST.
Foram realizados encontros, coordenados pelo consultor externo Oscar Manuel de Castro Ferreira, que culminaram com a elaboração de um documento onde estão contidos: a análise dos cenários, a missão, a visão, os valores, as estratégias organizacionais, os objetivos que viabilizarão o alcance das estratégias definidas e os indicadores de desempenho institucional.
O documento, validado e aprovado pela Administração do Tribunal, será distribuído e amplamente divulgado. Na próxima etapa do trabalho, as unidades definirão metas e as ações que possibilitarão o alcance dos objetivos estratégicos estabelecidos.
Conheça agora algumas definições do Planejamento Estratégico do STJ:
MISSÃO:
Garantir à sociedade uma justiça célere, acessível e efetiva, zelando pela autoridade e uniformidade na interpretação e no cumprimento das normas infraconstitucionais.
Definições conceituais:
Celeridade: Agilizar a prestação dos serviços e o trâmite processual.
Acessibilidade: Viabilizar o acesso à justiça, facilitando a disponibilização de serviços e informações ao cidadão.
Efetividade: Trabalhar com competência e criatividade para garantir uma prestação jurisdicional que atenda às expectativas da sociedade.
VISÃO:
Ser reconhecido pela sociedade como tribunal da cidadania, modelo na garantia de uma justiça célere, acessível e efetiva.
Definições conceituais:
Tribunal da Cidadania: Tribunal empenhado em cumprir sua responsabilidade social de reduzir a distância entre a justiça e o cidadão.
Modelo: Tribunal de referência, exemplo para outros órgãos do Poder Judiciário.
VALORES:
Orgulho institucional: Atuar com orgulho de pertencer à instituição STJ.
Presteza: Valorizar a prontidão, a qualidade no atendimento e a agilidade na prestação dos serviços.
Inovação: Incentivar a criatividade na implementação de soluções inovadoras para os problemas e para a melhoria contínua dos serviços.
Cooperação: Desenvolver visão sistêmica e estimular a parceria e o trabalho em equipe, compartilhando responsabilidades para o alcance de metas e objetivos comuns.
Comprometimento: Valorizar a lealdade e a fidelidade aos deveres como servidores públicos, bem como aos valores da instituição, assegurando o alcance das metas institucionais.
Transparência: Empreender gestão comprometida com a divulgação de serviços, ações, resultados e balanço social.
Confiança: Desenvolver a credibilidade como elemento fundamental em todas as relações.
Respeito: Tratar as pessoas com igualdade, dignidade e cordialidade.
ESTRATÉGIAS:
Agilizar a prestação jurisdicional: Reduzir o tempo de permanência dos processos no STJ, otimizando e uniformizando os trâmites processuais.
Aproximar o tribunal da sociedade: Trabalhar com foco no cidadão, viabilizando o acesso à justiça.
Melhorar a comunicação institucional: Intensificar a comunicação institucional, divulgando mais e melhor os serviços, as ações, os resultados e o balanço social.
Garantir uma prestação jurisdicional efetiva: Atender às expectativas da sociedade, oferecendo uma prestação jurisdicional rápida e eficaz, zelando pela autoridade e uniformidade na interpretação e no cumprimento das normas infraconstitucionais.
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS:
Promover a satisfação da sociedade;
Oferecer serviços com qualidade;
Prover os recursos orçamentários necessários;
Garantir os recursos orçamentários necessário ao cumprimento das metas institucionais;
Otimizar a utilização dos recursos orçamentários;
Estabelecer parceria para realização de serviços;
Otimizar os trâmites processuais;
Melhorar a produtividade;
Tornar a comunicação mais efetiva;
Melhorar a percepção da sociedade a respeito da instituição;
Aprimorar a comunicação com a sociedade, utilizando linguagem clara e acessível;
Ampliar o acesso à informação jurídica;
Assegurar uma comunicação interna efetiva e ágil;
Comprometer as pessoas com os resultados da organização;
Desenvolver e qualificar as pessoas;
Promover inovações tecnológicas;
Melhorar o clima organizacional.
Luciana Assunção
R: 9117