Projeto Gestão por Competências apresenta seus objetivos
Aconteceu dia 22 de outubro, na Sala de Conferências, o lançamento do Projeto Gestão por Competências, promovido pela Secretaria de Recursos Humanos em parceria com a Empresa de Consultoria Development Systems do Brasil.
A abertura do evento foi feita pelo presidente da Casa, ministro Nilson Naves, que discursou acerca da importância da implantação do projeto, que visa basicamente a articulação estratégica entre gerentes e servidores para alinhar as rotinas de atividades às competências institucionais e organizacionais do Tribunal.
O presidente ilustrou, ainda, o avanço extraordinário dos desempenhos laborais através da exposição do número de processos julgados em 2002, que chegou a 171 mil, marca que será superada em 2003.
O lançamento contou também com a presença do diretor-geral, José Roberto Resende, da Subsecretária de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Mariana Pinheiro Galvão Pereira, e da Secretária de Recursos Humanos, Maria Raimunda da Veiga, que falou brevemente sobre a necessidade de se antecipar às mudanças, dando respostas adequadas aos problemas, de forma que se interiorize uma postura de trabalho que contribua para o alcance da missão do STJ sem descuidar da qualidade de vida dos servidores.
Na oportunidade, foi apresentado aos participantes os objetivos, as etapas e os resultados esperados com a implantação do projeto, que será realizado no período de outubro/2003 a abril/2004.
O andamento do projeto será publicado periodicamente no INFORME-SE, no Boletim Informativo do PGPC (Projeto Gestão por Competências, a ser criado para esse fim), além de outros meios de divulgação (serviço de som, Intranet, e-mail, etc).
Objetivos específicos do PGPC:
-Identificar as competências institucionais do Superior Tribunal de Justiça, considerando sua visão, missão e plano estratégico.
-Identificar as competências necessárias aos gerentes, baseando-se nos princípios e diretrizes necessários ao cumprimento da missão e visão estratégicas.
-Criar ferramentas voltadas para o aprimoramento contínuo das competências, por intermédio dos processos de análise de potencial e de ações de desenvolvimento de recursos humanos.
-Realinhar os subsistemas de recursos humanos.
-Capacitar a equipe de recursos humanos, a partir da absorção da metodologia adotada na implementação do projeto.
Etapas:
I ? Diagnóstico e levantamento das informações estratégicas.
II ? Identificação de competências institucionais do STJ.
III ? Identificação das competências gerenciais.
IV ? Agrupamento dos cargos.
V ? Definição de perfis de competências específicas e graus mínimos/ideais requeridos.
VI ? Desenho da metodologia de análise de perfil.
VII ? Implementação do centro de desenvolvimento gerencial.
VIII ? Elaboração de relatórios individuais.
IX ? Feedback: apresentação dos resultados aos gerentes.
Resultados esperados:
-Elaboração do Dicionário de competências do STJ.
-Definição do perfil gerencial para o Tribunal.
-Análise de potencial de uma amostra dos gerentes.
-Elaboração de relatórios das necessidades de desenvolvimento dos gerentes.
-Elaboração de plano de realinhamento dos subsistemas de recursos humanos.