Nesta quarta (20), dando continuidade às atividades do projeto estratégico Integra, que implementará nova solução parametrizada para a gestão de pessoas do STJ, servidores da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) trocaram informações sobre o andamento do projeto.
A equipe teve a oportunidade de esclarecer dúvidas e apresentar sugestões para as próximas etapas. Segundo o secretário de Gestão de Pessoas, Leonardo Peixoto, o encontro desta quarta serviu para “olhar como está o desenvolvimento do projeto até o momento”.
A gestora do projeto, Marta Juvina, destacou o papel dos líderes das frentes de trabalho. “Tínhamos dificuldade em reunir toda a equipe da SGP semanalmente para repassar as informações. Então resolvemos eleger as figuras desses líderes, que atuam em frentes definidas pela metodologia de implantação do sistema e ajudam na interface entre a equipe da SGP e a equipe gestora do projeto”.
Servidores da SGP trocam informações sobre o andamento do projeto Integra
A necessidade de responsabilização de cada servidor da SGP no resultado final foi reforçada. “O sistema vai ter a cara que cada um de vocês deseja dele, pois só quem realmente conhece as necessidades é quem lida com elas no dia a dia”, analisou Marta.
Ratificando a ideia, o secretário Leonardo Peixoto ponderou que o exercício mais difícil de todo esse processo é se desvincular da realidade atual e conseguir se projetar numa perspectiva futura. “Precisamos nos desprender daquilo ao qual estamos acostumados e enxergar ganho nessa nova proposta. Mas quando chegarmos ao final, aí sim vamos ter um ganho significativo, porque teremos um sistema que atende aos nossos processos de trabalho”.
Parceria
A parceria com o Tribunal de Contas de União (TCU) também mereceu destaque durante o bate-papo. O Acordo de Cooperação Técnica 22/2014 permite a troca de experiências e o tratamento dos aspectos tecnológicos e funcionais da implementação dos projetos nos respectivos órgãos, já que o TCU está adotando sistema para a gestão de pessoas semelhante ao do STJ.
“Na visão futura do projeto (TO BE), a ideia é trabalhar em conjunto com o TCU: área negocial daqui se aproximando da área negocial de lá”, comentou o secretário ao abordar a necessidade de alinhamento dos documentos.
Canal Integra
Foi lançado no último dia 15 o hotsite Canal Integra, que pretende ampliar os canais de comunicação entre a equipe do projeto e os servidores envolvidos.
No hotsite é possível acessar informações básicas sobre o projeto, documentos produzidos, fotos e vídeos de eventos, com destaque para a possibilidade de o usuário criar páginas e inserir documentos.
“O canal permite uma comunicação mais célere e a concentração das informações do projeto em um único local”, afirma Marta. O acesso ao site (com o login e a senha utilizados na rede do STJ) pode ser feito pelo endereço canalintegra.stj.jus.br.
Clique aqui para acessar.