A imagem de uma organização não é construída ao acaso. Ela pode ser idealizada, planejada e possuir objetivos a serem perseguidos como qualquer outra meta. Munido dessa visão, nesta terça (3), foi encerrado o projeto estratégico Identidade Visual.
Com o intuito de aprimorar a comunicação institucional, o projeto criou uma logomarca e um conjunto sistematizado de elementos gráficos para identificar visualmente o Tribunal. Além disso, definiu normas para sua aplicação, por meio do Manual de Identidade Visual do STJ.
Durante a reunião de encerramento, o gerente do projeto, Carlos Eduardo Lessa, fez uma breve retrospectiva e apresentou as principais etapas do projeto. Segundo ele, o próximo passo é “consolidar essa nova identidade com a substituição gradativa da marca nos documentos, material de expediente, entre outros itens”.
Para Leonel Laterza, gerente substituto do projeto, o servidor agora deve atuar como um “vigilante da marca”. “Em eventos externos, muitas vezes a logo do Tribunal sofre distorções inapropriadas. Temos que protegê-la”, adverte.
Longa caminhada
Para conduzir o projeto, iniciado em março de 2011, foram realizados estudos com o objetivo de eleger os conceitos que deveriam ser explorados na nova marca. Os mais votados, em pesquisa na intranet, foram: transparência, acesso, inclusão social e equilíbrio.
A equipe de criação desenvolveu então quatro propostas viáveis, que foram levadas ao juízo do Tribunal. Em maio de 2013, o Conselho de Administração, por unanimidade, selecionou a logomarca que alcançou a maior votação na pesquisa.
A última etapa aconteceu em abril deste ano, com a publicação e divulgação da Portaria STJ n. 216, que aprovou o Manual de Identidade Visual do STJ.
Facilidade
Já está sendo desenvolvido um aplicativo capaz de gerar automaticamente a assinatura de e-mail de cada servidor, de acordo com a nova identidade visual do Tribunal. Aguarde!