Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

Notícias Internas

29/01/2014 13:53

Aprimore STJ
 

Durante quatro dias, cerca de 20 servidores da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) participaram de oficina destinada à construção do novo modelo de Gestão por Competências do STJ. O evento faz parte do projeto estratégico Aprimore STJ, que visa implementar um sistema de gestão de pessoas por competências que seja capaz de promover o aprimoramento dos conhecimentos, habilidades e atitudes dos servidores, mobilizando o Tribunal a orientar suas atividades para resultados.



Facilitador Rogério Leme orienta a equipe do projeto Aprimore STJ

O evento foi conduzido pelo facilitador Rogério Leme, formado em Tecnologia Digital (Engenharia de Produção) e pós-graduado em Gestão de Pessoas pela FGV. Ele é autor de livros sobre gestão de pessoas, gestão e avaliação de competências e de desempenho e Balanced scorecard. Segundo Leme, o objetivo da oficina foi desenvolver esse modelo próprio, a partir dos trabalhos já realizados aqui no STJ. “Meu papel aqui é orientar a equipe para esse processo de construção: aproveitar as técnicas que foram utilizadas e torná-las aplicáveis de forma mais simples, prática e voltada à realidade tanto do gestor como do servidor do Tribunal”, explica o instrutor.

A oficina foi dividida em dois momentos: os primeiros dias (20 e 21 de janeiro) foram dedicados às exposições teóricas, voltadas principalmente ao resgate histórico do tema. Nos dois últimos (27 e 28 de janeiro), os conhecimentos foram colocados em prática por meio das dinâmicas de grupo e dos estudos de caso, em que os participantes puderam verificar a viabilidade e aderência deste novo modelo.

 

Servidores da SGP participaram do primeiro ciclo de capacitações.

Embora, neste momento, o objetivo seja executar a avaliação com os gestores, a metodologia está sendo preparada para beneficiar todos os servidores “O mais importante neste trabalho é que o processo se torne continuado. Dessa forma, podem ser respondidas as perguntas de hoje e também as que surgirão daqui 5, 10 anos”, pondera o facilitador.

De acordo com a servidora Jeanne Silva Nogueira, este primeiro encontro foi essencial para nivelar os conceitos entre os membros da equipe “tutora” do projeto. “Com o Aprimore STJ, será possível alinhar cada vez mais o desenvolvimento do servidor aos aspectos de interesse do Tribunal”.

Benefícios para todos

A estruturação de um sistema de gestão de pessoas baseado na transparência, justiça e meritocracia, traz ganhos a todo o STJ e, consequentemente, aos cidadãos. Além de atender a um dos objetivos estratégicos do Tribunal, a Gestão por Competências proporciona o desenvolvimento das ações de capacitação voltadas à melhoria do desempenho das atribuições de cada servidor. Alguns órgãos do Poder Judiciário, liderados pelo CNJ, já utilizam esse sistema de gestão, como o TRT da 8ª, da 15ª e da 20ª Região; TRE-BA, TRE-GO e TRE-SP, além dos Tribunais de Justiça da Bahia, de Santa Catarina e da Paraíba.

Primeiros passos

O treinamento é apenas o início de um ciclo de capacitações gerenciais que acontecerão ao longo deste ano. A próxima etapa, prevista para o início de fevereiro, tem como objetivo estruturar ações de sensibilização para os gestores da alta administração. Aguardem! Vem mais Aprimore STJ por aí.

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).