A Tabela Única de Movimentos Processuais (TUM) entrou em operação no STJ no último dia 23 de dezembro. Fruto da Resolução 46/2007 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a tabela foi criada para promover a padronização e uniformização da linguagem para termos, assuntos e movimentação de processos em todos os tribunais do Brasil.
O objetivo é melhorar a administração da Justiça e agilizar a prestação jurisdicional, possibilitando a geração de dados estatísticos mais precisos e uma melhor compreensão da informação processual.
Informação útil
A unificação da tabela beneficia o Judiciário e todos os usuários do sistema, que poderão acompanhar um processo num tribunal de primeira instância ou no Superior Tribunal de Justiça exatamente com os mesmos termos nominais para identificar as fases de andamento processual.
No STJ, a aplicação da TUM resultou na alteração de vários módulos do Sistema Justiça. É importante que o servidor conheça as alterações realizadas e veja o que mudou na sua rotina de trabalho.
Para consultar os novos movimentos e as fases anteriores correspondentes, basta clicar no ícone em sua área de trabalho.