O que vem à sua mente quando se fala em biodiversidade? Você já parou para pensar o quão dependente você é deste sistema natural? São milhões de espécies habitando os diferentes ecossistemas no planeta Terra.
De acordo com Henrique Lins de Barros, titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e autor do livro Biodiversidade em Questão, “mesmo em condições extremas como nas profundezas dos oceanos, onde a luz solar não chega, e nas crateras dos vulcões, onde a temperatura é altíssima, existe vida”.
A vida humana depende diretamente desta biodiversidade. É ela quem nos fornece alimento, água, medicamentos, além de facilitar a vida da sociedade contemporânea.
Pensando nisso, a Organização das Nações Unidas (ONU), escolheu o dia 22 de maio para comemorar o Dia Internacional da Biodiversidade, em 1992, quando foi aprovado o texto final da Convenção da Diversidade Biológica.
Recentemente, o mundo começou a perder espécies e habitats a uma velocidade crescente e alarmante, e os seres humanos são os maiores responsáveis por esta situação.
“Ou se modifica a relação atual entre o homem e a natureza, relação que cria as ilusões de conforto, segurança e bem-estar produzidos por meio do consumo desenfreado, ou pode-se estar decretando o fim do Homo sapiens”, alerta Henrique.
E você já está fazendo a sua parte! Reveja os seus hábitos relacionados ao uso da água, da energia elétrica, dos transportes e da alimentação. Cuida bem dos recursos que a natureza nos oferece gratuitamente. Com certeza ela vai lhe devolver da mesma forma.
Ainda há tempo! Faça a sua parte! Bons hábitos podem se transformar em virtudes!
Mais informações acesse o site da WWF Brasil:
http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/biodiversidade/voce_pode_ajudar/
=================
Comunicação Interna
=================