Você sabia que a Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica (AMG) disponibiliza, a cada trimestre, três documentos com dados e informações referentes ao STJ? São os Relatórios de Desempenho Estratégico: do STJ, das Metas Nacionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e o Setorial.
O material é produzido pela Coordenadoria de Planejamento Estratégico em parceria com a Coordenadoria de Gestão da Informação. Agora, serão divulgados os dois primeiros, isto é, o do STJ e pela primeira vez, o das Metas Nacionais.
Quem é quem
Mas, você sabe do que trata cada documento? No Relatório de Desempenho do STJ, são apresentados os indicadores dos objetivos específicos do Tribunal. “Logo nas primeiras páginas você tem a visão panorâmica da atuação do STJ em 2013, e como você é peça fundamental para o alcance das metas estabelecidas”, afirma o coordenador da unidade, Marcelo Confôrto de Alencar Moreira.
“No relatório, há um gráfico semelhante a um velocímetro, que mostra a situação do planejamento estratégico atual. Objetivos, projetos. De acordo com o andamento, o ponteiro vai passando do vermelho, para o amarelo e finalmente para o verde”, complementa o coordenador.
É neste relatório que você encontra “o detalhamento para cada indicador com gráficos e tabelas, indicando como se comportou o Tribunal nos primeiros três meses do ano. Assim, a alta administração pode analisar os resultados alcançados e se houver necessidade, aplicam-se ações corretivas”, exemplifica Marcelo.
E o Relatório das Metas Nacionais? Fala de que? Neste documento você vai encontrar as metas e objetivos estabelecidos pelo CNJ para todo o judiciário e que tem impacto no STJ.
“É o documento que traz a situação do STJ em cada uma das metas e que normalmente só fecham no final do ano. Por exemplo: a meta do Conselho Nacional de Justiça(CNJ) de reduzir o passivo de 2008. O Tribunal já está com 123% de alcance, ou seja, já está excedendo a meta”, destaca Marcelo.
Todo o material é apurado pela AMG e no final do ano é incluído no relatório de gestão, que é enviado ao Congresso Nacional e ao Tribunal de Contas da União (TCU).
Qual o seu papel
Então vamos lá! Dê uma olhadinha nos relatórios e veja onde você está nesta grande estrutura que é o STJ. O caminho que você está trilhando é a melhor opção? Ou será que existem rotas melhores e mais curtas para chegar ao mesmo destino?
Confira o Relatório de Desempenho do STJ e o das Metas Nacionais, ambos disponíveis na página da Gestão Estratégica.
==================
Comunicação Interna
==================