O Programa de Responsabilidade Socioambiental do STJ informa que a utilização de papel reciclado no Tribunal pode ser considerada um sucesso, pois muitos papéis deixam de ser jogados fora, gerando economia e um ambiente de trabalho saudável. Além disso, já há coleta seletiva de papel destinada à cooperativa de catadores de lixo, gerando renda para uma parcela da comunidade carente de Brasília.
Entretanto, os servidores responsáveis pelo Programa alertam para que não se utilize o papel reciclado de má qualidade como: amassado, úmido, com resíduos escuros aparente, com grampos ou fotos, papel com tinta ou picotado, principalmente, nas laterais para impressão. Essa utilização indevida tem causado excesso de sujeira nas impressoras.
Dessa forma, cabe a quem as manuseiam ter o devido cuidado. Não é deixar de reaproveitar o papel e sim, saber utilizar para não causar dano às impressoras. O mau uso do equipamento pode não estar, diretamente, ligado ao uso do papel reciclado, mas, na forma como os papeis são utilizados, por exemplo, quando juntam na engrenagem faz com que a impressora trave ou faça barulho.
Fica a dica!
=====================
Comunicação Interna
=====================