A Coordenadoria de Comunicação (CCOM), da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI), iniciou, desde a última quinta-feira (9), os trabalhos de implantação da nova tecnologia de Voz sobre IP (VOIP), por meio da substituição dos aparelhos telefônicos convencionais, entre outras providências.
Trata-se de nova solução que possibilitará o tráfego da voz na mesma rede de dados de computadores, a chamada convergência de voz e dados. A utilização desses novos equipamentos permitirá a realização de teleconferências, videoconferências (somente disponível para ministros), interação com o Outlook, transmissão de fax, recebimento e envio de mensagens de voz (voice mail), consulta de histórico de chamadas, dentre outras funcionalidades.
Além da evolução tecnológica de ponta, a nova solução harmoniza-se com a realidade de sustentabilidade que está sendo efetivada pelo Tribunal, a exemplo do processo eletrônico. Entre elas, evidencia-se a não utilização de papel para envio e recepção de fax. Também não haverá mais a necessidade de uso do cabeamento de telefonia convencional. Isso sem falar na grande economia financeira de ligações telefônicas.
Nesse primeiro momento, a CCOM/STI somente está realizando a distribuição física dos novos aparelhos, tendo em vista a necessidade de configuração na rede de dados do STJ e finalização nas configurações dos servidores de telefonia IP (Internet Protocol).
A unidade informa também que, posteriormente, serão ministradas instruções de utilização dos novos telefones. Os cursos serão organizados pela CCOM/STI e a data divulgada em momento oportuno.
Mais informações pelo ramal 8508.
Foto - Linha de produção
Foto - Aparelhos vão ser entregues a todas as unidades do Tribunal.
=================
Comunicação Interna
=================