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11/03/2004 12:01

Onde o êxito é fundamental?
 
Não basta o técnico do time de futebol optar pela estratégia de fortalecimento da defesa se ele não define os caminhos que devem ser seguidos para alcançá-la (treinar goleiros, ensaiar jogadas, contratar jogador etc). Da mesma forma, para que o STJ trilhe seu caminho na busca da melhoria dos serviços oferecidos, garantindo à sociedade uma justiça célere, acessível e efetiva, é necessário definir objetivos estratégicos, identificando as áreas de atuação onde o êxito é fundamental para o cumprimento das estratégias formuladas. Os objetivos prioritários do Tribunal estão assim definidos: Promover a satisfação da sociedade: Atender às demandas da sociedade, por meio de uma prestação jurisdicional célere, acessível e efetiva. Oferecer serviços com qualidade: Executar as atividades com eficiência, eficácia e efetividade, visando à melhoria contínua do desempenho. Prover os recursos orçamentários necessários: Garantir os recursos orçamentários necessários ao cumprimento das metas institucionais. Otimizar a utilização dos recursos orçamentários: Adequar os recursos orçamentários ao Plano Estratégico; gerir os recursos orçamentários com eficiência; buscar a economicidade dos recursos orçamentários visando otimizar sua aplicação. Estabelecer parceria para realização de serviços: Firmar acordos de cooperação com outras organizações para implementação de projetos. Otimizar os trâmites processuais: Inovar e aprimorar processos de trabalho, racionalizando, uniformizando e informatizando procedimentos. Melhorar a produtividade: Desenvolver e disseminar inovações em métodos e processos de trabalho que resultem em ganhos na relação entre os resultados alcançados e os recursos utilizados. Tornar a comunicação institucional mais efetiva: Melhorar a percepção da sociedade a respeito da instituição; aprimorar a comunicação com a sociedade, utilizando linguagem clara e acessível; ampliar o acesso à informação jurídica; assegurar uma comunicação interna efetiva e ágil. Comprometer as pessoas com os resultados da organização: Desenvolver nos servidores visão sistêmica, buscando alinhar o desempenho individual ao alcance e superação das metas institucionais. Desenvolver e qualificar as pessoas: Qualificar servidores e gestores para o desempenho de suas funções e para o cumprimento das metas institucionais, com base no desenvolvimento de competências; estimular o autodesenvolvimento. Promover inovações metodológicas e tecnológicas: Investir em novos conhecimentos e recursos tecnológicos como ferramenta de modernização institucional; implementar novos métodos e técnicas de trabalho. Melhorar o clima organizacional: Aumentar a satisfação dos servidores quanto à gestão de processos, aos recursos e condições ambientais, à comunicação interna, à liderança, à motivação à visão sistêmica e ao relacionamento. Para iniciar o jogo e colocar em prática os objetivos estabelecidos, traduzindo as estratégias em ação, é necessário definir indicadores de desempenho e metas. Na próxima matéria, você vai conhecer os indicadores que estão sendo utilizados para mensurar o desempenho do STJ. Aguarde! Outras informações podem ser fornecidas pelo Núcleo de Qualidade (R: 9389). Luciana Assunção R:9117
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