Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

Notícias Internas

01/06/2012 19:20

Secretaria Judiciária encontra a estratégia
 
Na tarde do hoje (1º), os colaboradores da Secretaria Judiciária (SJD) participaram do 3º Encontro de Alinhamento Estratégico, que possibilitou a consolidação dos conhecimentos adquiridos nos treinamentos anteriores e a visualização global dos processos de trabalho da Casa que passam pela Secretaria.

A capacitação foi conduzida por Marcos Antônio Félix, coordenador de Gestão de Processos de Trabalho (CGEP); pelos servidores Anderson Raul Lins e Luiz Carlos Cardoso, que atuam na CGEP, e pela coordenadora de Planejamento Estratégico, Ana Carolina Leone.

Na fase inicial do workshop, foi proposta uma revisão dos conceitos de processos de trabalho, atividades e tarefas/rotinas, absorvidos nas capacitações anteriores. O exemplo de processo de trabalho utilizado no treinamento foi o da prestação jurisdicional. Esse processo é composto por diversas atividades, que são compostas por rotinas, ou tarefas desempenhadas diariamente pelos servidores.

Após a revisão dos conceitos, os servidores montaram um mapa das atividades desempenhadas pela Secretaria, que compõem a prestação jurisdicional. “O objetivo do encontro é fazer com que o servidor tenha uma visão sistêmica de como a tarefa que ele desempenha está inserida numa atividade, que compõe um processo de trabalho”, afirma Anderson.

“A ideia é que o servidor tenha uma noção da cadeia completa, desde a entrada até o resultado, que é materializado por meio dos produtos e serviços que o Tribunal oferece aos jurisdicionados”, acrescenta o servidor.

De acordo com Wesley Pereira, lotado na Seção de Validação e Indexação, “esse treinamento possibilitou visualizar as atividades do Tribunal como um todo, identificando as tarefas e atividades de cada setor. Por vezes visualizamos apenas as atividades e tarefas desempenhadas pelo nosso setor e não conseguimos enxergar o processo de trabalho como um todo”.

Wesley afirma, ainda que a partir desse conhecimento é possível identificar quando uma atividade não pertence ao setor, o que pode dar agilidade ao processo em si.

==================
Comunicação Interna
==================
 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).