Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

Notícias Internas

01/06/2012 18:10

Empregabilidade de deficientes
 
O Tribunal recebeu, na tarde de hoje (1º), a visita de dois acadêmicos do curso de Logística, da Faculdade JK (Asa Norte), que escolheram o STJ para realizar pesquisa de campo com o tema “Empregabilidade de deficientes”.

Acompanhados pelo supervisor dos colaboradores com Síndrome de Down da Casa, Gilberto Cardoso, os pesquisadores Fábio Franco e Luciana Pagy formularam perguntas sobre a rotina diária desses colaboradores especiais, dos critérios adotados para sua contratação e da interação com servidores, funcionários terceirizados e visitantes. Sobre este último aspecto, o supervisor da área explicou: “Fazemos um monitoramento constante e informamos as pessoas, que trabalham diretamente com eles, sobre suas limitações, e orientamos sobre a melhor forma de lidar com eles”.

Segundo os acadêmicos, a pesquisa de campo tem como proposta promover a conscientização dos empregadores sobre o preparo dos portadores de Síndrome de Down para o mercado de trabalho, e destacaram: “Temos observado que não é comum ver empresas se empenhando para lidar com as pessoas portadoras dessa deficiência. Sabemos que há um esforço do Governo Federal e também de ONGs com foco neste sentido, mas ainda não encontramos, em outras instituições, esses deficientes interagindo diretamente com o público, como vemos aqui. Vamos jogar uma luz sobre este tema”.

Convictos de que a inclusão social atua na quebra do preconceito, os visitantes mostraram-se bem impressionados com as ações implementadas pelo Tribunal para tratar a questão: “Vemos aqui preparo e estrutura para lidar com os portadores da Síndrome de Down. O pessoal se mostra bem aberto para compartilhar o trabalho com eles”, avaliou Fábio.

Durante sua permanência na Corte, os acadêmicos tomaram conhecimento de que o todo este trabalho integra o Projeto Inclusão Social do STJ, desenvolvido pela Secretaria de Segurança, em parceria com a Coordenadoria de Serviços Gerais (COSG/SOF), por meio de convênio firmado com o Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetef).

=================
Comunicação Interna
=================
 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).