Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

Notícias Internas

31/05/2012 12:05

Lição de sustentabilidade
 
Os servidores do gabinete da Secretaria de Administração e Finanças (SAF) estão contribuindo para a execução das ações de sustentabilidade e economia, com algumas iniciativas ambientalmente responsáveis.

Além de fazerem o uso racional do papel e das impressões, os servidores estão optando pelo hábito de reformar móveis e maquinário usados por eles, em vez de comprar itens novos.

A mesa e os sofás usados no gabinete da SAF já não estavam em boas condições e seriam devolvidos ao almoxarifado. Porém, os servidores resolveram pedir a reforma dos móveis, para reutilização no próprio gabinete.

O gabinete tem procurado, ainda, aderir às orientações do Programa de Responsabilidade Socioambiental, tais como:

- controle do desligamento de computadores, impressoras e luzes ao final do expediente; - diminuição do número de impressoras e de impressões;
- redução no pedido mensal de material ao almoxarifado;
- exclusão de garrafas de água (uso do galão de água) e
- reaproveitamento de papéis para confecção de blocos de rascunho.

Neste ano, por iniciativa da Coordenadoria de Engenharia e Arquitetura e seguindo orientação do diretor-geral, a SAF enviou para reforma os estofados do auditório. O fato gerou uma economia para o Tribunal no valor de aproximadamente R$ 600.000,00.

Ainda, seguindo as diretrizes do diretor-geral e por iniciativa da Coordenadoria de Transporte, a SAF adotou a lavagem ecológica dos automóveis, contribuindo para economia no consumo de água.

De acordo com o gabinete, as medidas contribuem para a redução das despesas mensais do Tribunal, bem como para a conscientização dos servidores quanto à necessidade de adoção de práticas sustentáveis no ambiente de trabalho. “Nós podemos aproveitar o que já existe no Tribunal e fazer a reforma, ao invés de fazer novas aquisições”, afirmam.

Juntos podemos criar um STJ sustentável.

Fica a dica: Pequenas ações podem contribuir para grandes mudanças.

==================
Comunicação Interna
==================
 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).