Onde queremos estar como instituição daqui a seis meses, um ano, dois? Para refletir sobre a questão e apresentar um balanço dos Projetos Estratégicos 2010-214 do STJ, secretários e diversos gestores de projeto passaram a manhã desta terça-feira (10) reunidos com o diretor-geral do Tribunal, Sílvio Ferreira.
A reunião priorizou a atualização do andamento dos projetos, a fim de que todas as unidades estejam a par das etapas já vencidas e das que ainda precisam ser enfrentadas. Atualmente, o STJ possui 24 projetos estratégicos. Algumas ações para atingir os resultados esperados já foram concretizadas, como o treinamento dos gestores em gerenciamento de projetos, gestão de processos de trabalho e BSC (Balanced Score Card).
Dois programas estratégicos já foram completamente concluídos: Jurisprudência Temática, que cria o serviço diferenciado de pesquisa de jurisprudência, organizado por temas, mediante a elaboração de critérios de resgate de julgados do STJ, bem como realiza a seleção e catalogação de julgados referentes à legislação infraconstitucional e aos enunciados de súmulas desta Corte. E o Ponto Biométrico, que já está incorporado ao dia a dia do servidor.
Outros três projetos estão em estudo:
• Gestão de Compras e Contratos - Identificar e implementar melhorias de processos e procedimentos de aquisição e gestão contratual.
• Gestão de Desempenho por competências - Propor um modelo integrado de Gestão de Desempenho e implementar um sistema composto de uma avaliação de resultados e uma avaliação por competências, com vistas a aferir o desempenho dos servidores, bem como promover o desenvolvimento, a valorização do indivíduo e a meritocracia.
• Sustentação e desenvolvimento de sistemas - pretende contratar empresa especializada para atender as demandas da ST nesses processos.
Dez projetos estão de vento em popa, vencendo etapas para a sua conclusão:
• Alinhamento da Comunicação Institucional - estabelece a política de comunicação da Casa e reposicionamento estratégico da comunicação interna do STJ, visando otimizar as ações de comunicação com os públicos interno e externo.
• Identidade Visual - cria logomarca e um conjunto sistematizado de elementos gráficos para identificar visualmente o STJ, bem como define normas para sua aplicação, por meio do Manual de Identidade Visual do STJ.
• Agilis - Consolidar a metodologia de gestão documental, substituindo o ferramental existente, e automatizar a gestão informacional arquivística, com vistas a otimizar as atividades de criação, tramitação, utilização, localização e destinação dos documentos do STJ.
• Modernização dos serviços administrativos - Modernizar os serviços e procedimentos da área de administração e finanças, por meio da conclusão e/ou implementação de módulos que compõem o sistema Administra, integrados entre si e com os demais sistemas corporativos do Tribunal.
• Jurisprudência - Implementar funcionalidades e migrar os softwares de alimentação da base de pesquisa de jurisprudência do STJ, visando imprimir celeridade ao fluxo de produção e garantir a pronta recuperação de dados.
• Inclusão - proporciona às pessoas portadoras de necessidades especiais saúde física e emocional acessibilidade física, digital e social por meio da adequação dos ambientes do Tribunal, ampliação da acessibilidade do site entre outras práticas inclusivas.
• Política de Sustentabilidade – estabelece a Política de Sustentabilidade no âmbito do Tribunal, por meio da implementação de diretrizes que norteiem o consumo consciente e a redução do impacto causado pelas ações do Tribunal ao meio ambiente.
• Solução Parametrizada para Gestão de Pessoas - adota solução customizada de tecnologia da informação para gestão de pessoas no Tribunal.
• Estatística do Trâmite Processual – cria sistema para geração de relatórios estatísticos do trâmite processual do STJ, além de produzir o manual de referência de estatísticas processuais do STJ.
• Alinhamento Estratégico - desdobra o planejamento estratégico do STJ para todas as secretarias, de forma que essas unidades possam visualizar mais claramente sua contribuição para a estratégia do Tribunal. Como já ocorreu com a palestra voltada aos servidores, terceirizados e estagiários da Secretaria Judiciária.
A execução dos demais projetos ainda está sendo discutida pelas áreas responsáveis. Mas você pode acompanhar a evolução do Plano Estratégico 2010-2014 na página da Gestão Estratégica na Intranet. Navegue e fique por dentro.
O Tribunal que a gente quer é a gente quem faz!
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Comunicação Interna
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