Ao som de Águas de Março, de Tom Jobim, o Coral Corte em Canto abriu, no fim da manhã de hoje, as comemorações do Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março. Na sequência, o coral apresentou Planeta Água, de Guilherme Arantes. “São músicas que enaltecem a importância da água”, afirmou Renata Silva Côrtes, do Projeto Socioambiental.
Segundo a maestrina Isabela Sckeff, que está há seis anos a frente do coral do STJ, a música é ótima forma de fazer com que uma ideia penetre no subconsciente das pessoas. “Nós vamos ouvindo e cantando a música, prestamos atenção à letra e nos damos conta da nossa responsabilidade”, entende a maestrina.
A pequena Larissa, de dez anos, assistiu à apresentação do coral, que conta com a participação da avó. Ela soube reconhecer a mensagem transmitida e garantiu que já faz o que pode para poupar um bem tão precioso: “Quando escovo os dentes, eu molho a escova, fecho a torneira e só abro quando acaba”, ensina Larissa.
Pequenos gestos como o de Larissa, realizados diariamente, garantem significativa economia de água. Com a conscientização promovida pelo Projeto Socioambiental nos últimos anos, o Tribunal registra não só redução no consumo de água, como também de energia, verifica mais responsabilidade com o descarte de materiais com foco na reciclagem. “A gente percebe uma mudança no comportamento das pessoas, que estão juntas num projeto que é do Tribunal”, comemora Renata Côrtes.
A celebração foi seguida pela apresentação do grupo de teatro “Defensores do Planeta”, do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Formado por quatro funcionários, o grupo falou sobre consumo consciente de água e energia, além de ressaltar a importância da reciclagem do lixo não apenas para o meio ambiente como também para a sociedade, como forma de geração de emprego. O cenário da peça era todo confeccionado com materiais recicláveis, mostrando criatividade na reutilização dos resíduos.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA) montou stand na Praça do Servidor, onde exibiu vídeos e esclareceu dúvidas sobre uso racional, compartilhamento e licenças de água. Juliana Vianna, reguladora de serviços públicos, explicou que a ADASA está comemorando a semana mundial da água participando de vários eventos em escolas, na rodoviária e aqui no STJ. “Estamos com vários panfletos e cartilhas informativas para conscientizar as pessoas sobre como fazer uso racional dos recursos hídricos”.
E a comemoração continua amanhã (22), no Espaço Cultural, com o ciclo de palestras cujo tema será “Governança da Água”.
Participe!
Foto - Integrantes do Grupo Teatral "Defensores do Planeta"
Foto - Coral Corte em Canto
=================
Comunicação Interna
=================