A Sala de Conferências foi palco de mais um passo para automatizar todos os procedimentos de gestão de pessoas. Na tarde desta sexta-feira (9), ocorreu audiência pública para ouvir as contribuições das empresas interessadas em participar do processo de contratação de solução nesse sentido: uma nova estrutura voltada para a virtualização, trazendo transparência, buscando as melhores práticas a serem adotadas no Tribunal. A ideia é que não haja mais nenhum processo em papel, com total integração dos dados relacionados à área.
Os trabalhos foram conduzidos pela Coordenadora da Equipe de Planejamento da Contratação, da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), Marta Medeiros, e contou com a participação do diretor-geral do Tribunal, Sílvio Ferreira; e dos secretários de Administração e Finanças (SAF), Haroldo Rodrigues Couto, e de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI), Francisco Ricardo de Gois Lima, além do coordenador de Pagamento, Leonardo Peixoto de Melo.
Em um primeiro momento a equipe responsável pelo projeto coletou, formalmente, contribuições com o objetivo de aprofundar sua compreensão sobre as soluções disponíveis no mercado, de modo a embasar o termo de referência e, por consequência, melhorar o processo de contratação e de gestão do futuro contrato.
A audiência pública foi uma segunda etapa, sendo uma oportunidade para avaliar os requisitos explicitados no material disponibilizado e, dessa vez, promover um amplo debate acerca do tema entre o STJ e o mercado. Durante o evento, foram avaliadas todas as contribuições enviadas pelas empresas que participaram da consulta pública, previamente disponibilizada no site do Tribunal, por meio do link “Licitações e contas públicas”.
Tanto o evento como a solução só receberam elogios. “A implantação da nova ferramenta é um marco para nós. O que a equipe quer é um projeto de qualidade, à luz da Instrução Normativa n. 4 (do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que trata de contratação de soluções de tecnologia da informação)”, afirmou o secretário de TI, Francisco Lima.
Para o titular da SAF, Haroldo Couto, “a audiência pública, precedida de consulta pública, faz parte das melhores práticas de gestão no sentido de obter subsídios para que possamos aprimorar nosso projeto básico de aquisição de sistemas. O elevado nível de contribuições evidenciou o sucesso do evento desta tarde”.
O servidor só tem a ganhar com a implantação da nova ferramenta, pois como explica o secretário de Administração e Finanças, ela garante uma gestão mais eficiente da própria vida funcional, seus registros, seus controles, e permite a agilidade de informações assim com a rastreabilidade destas. “Tudo isso será garantido e aprimorado com essa contração”.
A coordenadora da equipe que está à frente do projeto também se mostrou satisfeita com a conclusão dessa importante etapa do trabalho. “A participação das empresas foi muito interessante, do ponto de vista de contribuições, sinalizando questões que devemos ter como alerta na elaboração do termo de referência para que se garanta a ampla concorrência do mercado”, considerou Marta Medeiros.
O que se espera é automatizar os processos desenvolvidos manualmente ou ainda por aplicativos que são usados, mas que não foram homologados pela STI, assim como conferir mais celeridade, integridade e confiabilidade dos dados que serão tratados pela nova solução, conclui a coordenadora.
Foto - Da esquerda para a direita: Francisco Ricardo de Gois Lima (STI), Haroldo Rodriques Couto (SAF), Sílvio Ferreira (DG), Leonardo Peixoto e Marta Medeiros (coordenadores de Pagamento e da Equipe de Planejamento da Contração).
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Comunicação Interna
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