Na tarde desta segunda-feira (27), o STJ promoveu o 2º Encontro de Gestores Estratégicos. O evento faz parte do ciclo de palestras “Conhecendo a Estratégia do STJ” e reuniu a alta administração da Corte, com objetivo de alinhar suas atividades às mudanças do Plano Estratégico STJ 2010-2014.
Também com o intuito de promover a cultura do planejamento estratégico na Casa, o encontro foi uma iniciativa da Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica (AMG), área cujas atividades auxiliam a Diretoria-geral na tomada de decisões administrativas e colaboram para o alcance da missão e visão de futuro do Tribunal.
O presidente do STJ, ministro Ari Pargendler, participou da abertura do evento e citou Karl Marx para discorrer sobre a importância do planejamento: “Uma aranha tece a sua teia com tal perfeição que não pode ser atingida por nenhum ser humano. A obra da aranha é resultado do seu instinto. No entanto, embora um arquiteto não possa projetar uma teia de aranha com a mesma perfeição desse animal, o arquiteto pensa no resultado do seu produto antes de realizá-lo”.
Segundo o ministro Pargendler, “o que o Tribunal tem procurado fazer é ultrapassar o paradigma do instinto e avançar para esse planejamento estratégico que pode fazer do Superior Tribunal de Justiça aquilo que a vocação dele espera: ser uma referência para todos os tribunais do país e, mais do que isso, uma referência para o serviço público federal”. E conclamou os líderes presentes na reunião para assumir papel fundamental: “iluminar o caminho para os outros”.
O diretor-geral do STJ, Silvio Ferreira, também participou da palestra cujo tema central foi a apresentação da metodologia de gestão de projetos estratégicos do Tribunal, conduzida pelo Escritório Corporativo de Projetos.
Gestores
Carlos Eduardo Lessa de Farias, gestor do projeto “Identidade Visual”, falou sobre a iniciativa da AMG. “O gestor, às vezes, se vê assoberbado com muitas dúvidas e esses encontros são muito bons para que possamos trocar experiências, iniciativas.”
“O encontro é de suma importância para que possamos alinhar os entendimentos a respeito do uso da metodologia da gestão de projetos”, relata Marta Juvina, gestora do projeto “Solução de Gestão de Pessoas”.
Francisco Ricardo Gois Lima, titular da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, explicou o papel do patrocinador dos projetos estratégicos: “o patrocinador é como se fosse o produtor de um filme. O diretor é quem toca o filme, conduz os atores, verifica as tomadas, mas o produtor é quem dá todas as condições para que o filme aconteça. No âmbito da Administração, o patrocinador é quem inicia o projeto e luta por ele. Batalha por recursos tecnológicos, de pessoas e de estrutura”.
O evento foi finalizado com um momento para que os gestores relatassem as dificuldades que têm enfrentado na condução dos projetos e para a intensa troca de informações. “Essa troca é essencial para que as experiências não fiquem apenas com você, mas que sejam compartilhadas com todos dentro da Administração”, completou Francisco.
Foto - Silvio Ferreira, ministro Ari Pargendler e Solange Perez Cabral
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Comunicação Interna
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