Na reunião do Comitê Gestor da Secretaria do Tribunal realizada na última terça-feira (31/1), a primeira coordenada pelo novo diretor-geral do STJ, Sílvio Ferreira, foi destacado o papel dos servidores no fortalecimento da instituição. Além de ouvir do diretor-geral as linhas de atuação que serão adotadas, o Comitê discutiu a estrutura de controle interno do STJ.
Sílvio Ferreira, então secretário de Administração e Finanças, já afirmava ao Informe-se em setembro de 2010: “Nós vamos entregar um Tribunal ainda melhor, porque somos servidores da Casa e temos orgulho dela. Temos um bom ambiente de trabalho, servidores bem qualificados e queremos que as pessoas tenham alegria de trabalhar aqui. Somos, além de tudo, amigos -- e de muitos anos”.
Agora, no papel de diretor-geral, esse enfoque foi reforçado. Em seu primeiro encontro com a equipe de secretários e assessores-chefes do STJ, que compõem o Comitê Gestor, Sílvio garantiu: “Vamos investir na qualidade de vida e capacitação de quem trabalha no Tribunal. Só assim alcançaremos o padrão de qualidade que sempre tivemos e continuaremos a ser referência nacional em gestão pública e judiciária”.
“É preciso reforçar a autonomia e responsabilidade dos gestores sobre suas equipes, confiar na capacidade dos servidores e permitir que as pessoas trabalhem felizes. Isso trará resultados concretos na produtividade de todo o Tribunal”, arrematou.
Excelência na gestão
Na reunião, o comitê concluiu a avaliação da estrutura dos controles internos do STJ. O instrumento é modelado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e compõe o Relatório de Gestão submetido anualmente àquele órgão. A nota máxima foi alcançada em 30% dos quesitos avaliados. Outros 50% obtiveram avaliação positiva e os demais alcançaram nível neutro. Nenhum quesito foi considerado em situação negativa pelos gestores. Entre os principais destaques estão os procedimentos de avaliação de risco. O tema, que concentrou as piores avaliações em 2010, obteve melhora em cinco quesitos, registrando nível de excelência em quatro dos nove critérios analisados.
Um dos pontos mais críticos abordados foi a transferência da informação relevante a todos os grupos de interesse, em todos os níveis hierárquicos. “Essa comunicação precisa ser compromisso de todos. Os gestores tem que assumir a responsabilidade por fazer sua informação chegar não só à sua equipe como a todos os colegas do Tribunal. E precisam saber que contam com os conhecimentos e recursos da Secretaria de Comunicação Social para isso. A preocupação em comunicar, e o envolvimento da comunicação interna ainda na fase de desenho dos projetos, é fundamental para todos os setores do STJ”, disse Sílvio após o encontro.
O segmento “Informação e comunicação” foi o único a não alcançar o nível de excelência em nenhum dos critérios de avaliação. Também foi o único a não apresentar melhorias entre 2010 e 2011. “Sabemos que a responsabilidade não é da Secretaria de Comunicação Social”, destacou o diretor-geral. “Por isso mesmo, daremos prioridade à comunicação interna, como uma responsabilidade de todos os gestores e servidores”, completou.
Formado pelo diretor-geral, secretários e assessores-chefes vinculados à ST, o comitê tem a função de discutir questões operacionais e administrativas do Tribunal, auxiliando o Diretor-Geral e o Presidente em suas deliberações. As reuniões são periódicas e os resultados desses encontros passarão a ser sistematicamente divulgados pela comunicação interna.
As atas do Comitê Gestor são publicadas na
página da Diretoria Geral na intranet.
Comunicação interna
Atento a essa situação, o Tribunal alterou sua estrutura orgânica. A Secretaria de Comunicação Social passou, a partir do dia 1º de fevereiro, a compor a Secretaria do Tribunal (ST), ficando ligada à Diretoria Geral do STJ. A mudança faz parte do processo de reposicionamento estratégico da unidade, que busca priorizar as atividades de comunicação interna e reforçar a importância do envolvimento dos servidores no dia-a-dia do Tribunal da Cidadania.
Uma das primeiras ações de curto prazo é o acompanhamento e divulgação das reuniões do Comitê Gestor da Secretaria do Tribunal.
“Daremos às deliberações e fóruns internos a mesma transparência dos julgamentos do Tribunal”, afirmou o diretor-geral do STJ, Sílvio Ferreira. “A gestão eficiente deve fazer parte do dia-a-dia de todos, e a comunicação rápida e clara dos temas em discussão e das decisões da Administração é parte fundamental desse esforço”, explicou.
“Não basta manter as atas publicadas. A comunicação administrativa, oficial, tem seu papel, mas não é suficiente. Do mesmo modo como as decisões precisam ser ‘traduzidas’ para a sociedade, nosso público interno precisa receber as informações da forma mais simples e o mais rápido possível”, completou.
Projeto estratégico
A transformação da comunicação interna faz parte do planejamento estratégico de longo prazo do STJ desde 2010. Em algumas semanas, será lançada pesquisa de avaliação na intranet do Tribunal, que irá concluir a fase de diagnóstico estabelecida no plano de gestão.
A partir dos dados coletados, será promovida revisão dos diversos produtos e serviços adotados atualmente, para que sirvam melhor aos interesses de quem consome a informação. Além de ações de curto prazo, novos produtos e um reposicionamento na sua forma de atuação, o plano contempla até 2014 a reestruturação da intranet do STJ.
Ajude a comunicação interna do STJ a melhorar! Sugira temas, faça críticas ou elogie
aqui.
=====================
Comunicação Interna
=====================