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03/01/2012 17:15

Desempenho aprovado
 
O ano de 2011 passou, mas suas benfeitorias ficaram. É o que pode ser conferido no relatório anual que mostrou as principais atividades desenvolvidas e os resultados obtidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Confira alguns pontos importantes.

A satisfação da sociedade em relação aos serviços prestados pelo STJ alcançou um índice médio de 75%, apurado na manifestação de quase 76 mil cidadãos que responderam à pesquisa disponibilizada no site do Tribunal. Em 2010, o percentual alcançado havia sido de 72%.

E essa satisfação dos usuários está demonstrada no Portal do STJ, que continua com grande destaque na internet, tendo apresentado a média mensal de aproximadamente 48 milhões de acessos, contra 40 milhões em 2010.

Mídias sociais

Seguindo uma tendência mundial, o Tribunal da Cidadania fortaleceu sua presença nas redes sociais. Em abril de 2011, lançou o perfil do STJ no Facebook, que já se consolida como o número um em acessos, se comparado aos perfis de vários órgãos públicos dos três Poderes.

Vale lembrar que no mês de novembro, o perfil do STJ no Facebook passou a oferecer também acesso ao calendário eletrônico com a agenda de sessões, eventos e recessos programados para 2012. Uma lista de magistrados com identidade validada por e-mail funcional, com o objetivo de incentivar a interação entre os juízes e os cidadãos, também está disponível na página.

Ainda sobre as mídias sociais, a página do STJ no Twitter, terceira colocada na preferência do público, também recebeu inovações em 2011. Com mais de 62 mil seguidores, o Twitter deixou de ser apenas um replicador de notícias de julgamentos e passou a divulgar imagens e vídeos, sem gerar custos para o Tribunal.

Para menores

O STJunior, site infantojuvenil desta Corte, mantido pela Secretaria de Comunicação Social em parceria com as Secretarias de Documentação e de Tecnologia da Informação, foi mais um projeto que apresentou resultados positivos ao longo do ano que passou.

Antes mesmo de completar um ano de existência (o site foi lançado em agosto de 2010), o STJunior foi premiado no 7º Congresso Brasileiro de Assessoria de Comunicação da Justiça (Conbrascom). Em junho, venceu o 9º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça na categoria “Conteúdo Web” e foi o terceiro colocado na categoria “Voto Popular”.

Com o STJunior, o Tribunal já cumpre a Meta 4, estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça para o Judiciário em 2011: “Implantar pelo menos um programa de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas e quaisquer espaços públicos.”

Socioambiental

Na área de responsabilidade social e ambiental, o Tribunal da Cidadania também se destacou. O Programa de Responsabilidade Socioambiental promoveu, em 2011, diversas ações e campanhas educacionais para sensibilização dos servidores, funcionários terceirizados e estagiários, tais como a Semana do Meio Ambiente e a feira de artesanato de materiais recicláveis.

A Mostra “Você conhece a coleta seletiva do STJ?” e a premiação bimestral dos melhores funcionários da coleta seletiva também encabeçaram a lista. Destaque ainda para a “Campanha do Consumo Consciente”, que teve como resultado redução de até 50% na demanda de itens de material de consumo comuns como caneta, copos plásticos, papel A4 branco e reciclado e envelopes.

Outro destaque fica para a feira orgânica que estimulou o consumo de alimentos sem agrotóxicos, promovendo melhorias na qualidade de vida, além de incentivar uma ação concreta em benefício do meio ambiente.

Na atuação institucional, o STJ assinou o Termo de Cooperação Técnica 14/2011, celebrado com o Senado Federal. A ação possibilita o compartilhamento de recursos bibliográficos, a racionalização de tarefas e a otimização de serviços e produtos, visando à redução de custos, bem como a difusão dos acervos de diversas bibliotecas cooperantes em um só catálogo com acesso a aproximadamente 1 milhão de documentos disponibilizados. Além disso, foram renovados os acordos de cooperação técnica com 32 tribunais para a integração de dados e processos virtuais.

Gestão de pessoas

O STJ também se destacou na área de gestão de pessoas. Em 2011, foram desenvolvidas atividades a fim de promover a valorização e o bem-estar dos servidores. Destaca-se, nesse sentido, a campanha de vacinação contra a gripe, realizada no mês de maio, com a participação de 1.610 servidores.

O Programa de Educação à Distância ofereceu, no ano de 2011, 14 cursos diferentes, contra apenas dois em 2010. Foram treinados 740 servidores, com 25.160 horas-aula ofertadas, representando um aumento de 24% no número de servidores treinados e uma oferta cinco vezes maior de horas-aula em relação ao ano anterior.

Foram nomeados 99 servidores para renovar e enriquecer o quadro de pessoal do STJ, que conta atualmente com 2.666 cargos efetivos ocupados, de um total de 2.741. Além disso, o Tribunal realizou em 2011 a avaliação de cenários de evolução do atual Sistema de Administração de Recursos Humanos – SARH, com equipe própria e contratada.

Concluídos os estudos, decidiu-se pela contratação de solução parametrizada/customizada de gestão de pessoas para atender às necessidades e garantir a segurança, qualidade e acessibilidade à informação gerada pela unidade de gestão de pessoas.

Tecnologia

Quanto à infraestrutura de tecnologia, o STJ adquiriu novos equipamentos de armazenamento de dados que devem ser efetivamente disponibilizados para utilização em janeiro de 2012, triplicando a capacidade instalada do STJ, oferecendo suporte para o crescimento projetado até o ano de 2015.

Houve ainda a aquisição e instalação de solução de gerenciamento das estações de trabalho, oferecendo inventário automatizado das características técnicas dessas estações, bem como dos programas nelas instalados, fornecendo um panorama completo do parque de hardware e software do Tribunal.

Ainda no capítulo da tecnologia, entre várias outras questões, o relatório destaca a criação do projeto básico para aquisição de equipamentos de leitura digitais (ponto biométrico), com realização de licitação, aquisição e instalação de equipamentos.

Para ter acesso à íntegra do Relatório de Atividades de 2011, clique aqui

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